- Publicidade -

Quarta edição do Festival ECRÃ acontecerá on-line

Publicado em:

Entre os dias 20 e 30 de agosto de 2020, pela primeira vez, o Festival ECRÃ acontecerá no formato on-line devido à pandemia de Covid-19. O festival, que traz mais de cem obras entre filmes, instalações e performances com acesso gratuito, também oferecerá mesas redondas, lives e sessões especiais.

Entre os destaques da Experiência Cinema da quarta edição estão a estreia mundial de Prazeres Circunstanciais do diretor americano Lewis Klahr e Não Haverá Mais Noite, de Eléonore Weber, selecionado para o Cinéma du réel 2020, Gerações, de Lynne Siefert, selecionado para o Festival de Berlim 2020.

Diretores que já passaram pelo evento retornam este ano. É o caso de James Benning com Telemundo, filme em que, junto à atriz Sofia Brito, o diretor analisa a barreira da linguagem. Aliás, Brito também fez um filme sobre seu tempo com Benning, 中孚 61. A Verdade Interior, que também estará no ECRÃ. J.P Sniadecki também volta ao festival com A Forma do que Está por Vir, selecionado para o CPH DOX 2020, co-dirigido por Lisa Malloy.

Entre os curtas-metragens a seleção segue forte com Monstro Deus, de Agustina San Martín, exibido no último Festival de Cannes.  Também do DocLisboa, do aclamado Billy Woodberry, Uma História da África faz sua estreia nacional durante o Festival ECRÃ, após a exibição no Festival de Berlim. Shon Kim, que no ano passado teve um curta da série Bookanima adaptado para um formato de instalação, volta com outro da mesma série, desta vez homenageando Andy Warhol em Bookanima: Andy Warhol. E apresentamos também A Correnteza X, de Hiroya Sakurai, que ganhou o prêmio de melhor curta experimental no Festival de Venice.

Entre os destaques nacionais do cinema estão É Rio e Rocha, Negro Leo de Paula Gaitán, exibido na última Mostra de Tiradentes. Também de Tiradentes, estão no 4° Festival ECRÃ Sofá, de Bruno Safadi, Sertânia, de Geraldo Sarno, Cavalo, de Rafhael Barbosa e Werner Salles, e o curta-metragem Pattaki, de Everlane Moraes.

O festival também traz estreias de filmes nacionais como os longas Passou, de Felipe André Silva; A Densa Nuve, o seio, de Vinícius Romero; os curtas Replay, Céu na Terra, Duas Imagens de Guerra, de Julio Napoli, Raquel Monteiro e João Pedro Faro, respectivamente, além de No Olho do Outro, do diretor e crítico de cinema Fábio Andrade.

Além disso, o festival também conta com outras Experiências audiovisuais. Entre as performances, apresentamos #taitiria de Amanda Palma, que estreou no Fringe Festival Amsterdam. Pela primeira vez no ECRÃ, a experiência vídeoarte será uma categoria à parte.

Em tempos de isolamento social, as instalações ocupam o espaço digital. O Festival ECRÃ segue sua tradição de adaptar filmes selecionados para um formato de instalação, como Nelson, inspirada na obra homônima do diretor Matheus Strelow, que mostrará ao longo de 24h, através das lentes de uma webcam, o cotidiano de Nelson (mas que poderia ser de qualquer um).

Os vídeos em 360° estarão disponíveis no nosso streaming para visualização por meio de manipulação da câmera pela tela do computador ou através de óculos de Realidade Virtual (VR) para quem tiver os oficiais ou quiser improvisar com papelão. Um dos selecionados é o brasileiro A Promessa de Iracema, de Larissa Ribeiro.

Além disso, o Festival ECRÃ promoverá debates, palestras e conversas no formato de lives em suas redes sociais. A Associação de Profissionais de Edição Audiovisual, EDT, debaterá a montagem no cinema experimental. Contemplam o evento ainda, Experimentalidade na Era Reality, palestra com o realizador e programador Humberto Giancristofaro; uma sessão projetada simultaneamente em prédios, que refletirá a existência do corpo humano e sua relação consigo mesmo e um bate-papo com o realizador argentino Raul Perrone.

Confira a programação em festivalecra.com.br/programacao

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -