- Publicidade -

Sececrj cria protocolo para orientação aos museus durante a pandemia

Publicado em:

Foto: Gui Maia.

Com as portas fechadas desde o início da pandemia do novo coronavírus em março, a rede de museus do Rio de Janeiro faz planos para quando voltar a receber visitantes. Em um período de flexibilização de diversos setores, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj), através da Superintendência de Museus, criou um documento com recomendações para auxiliar na elaboração de protocolos para os museus em tempo de pandemia da Covid-19.

O texto entrou na lista de protocolos de reaberturas nacionais e internacionais do International Council of Museums (Icom Brasil), organização não-governamental que mantém relações formais com a Unesco, executando parte de seu programa para museus. O documento levou em consideração algumas referências, como da própria Icom e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Todos seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No protocolo da Superintendência de Museus, algumas ações refletem o momento atual, quando os espaços seguem fechados para o público, mas que há atividades internas. Existem orientações para a segurança dos funcionários, orientações para uso de EPIs e liberação para home office quando for necessário. O documento também aborda medidas para as próximas etapas da flexibilização, de uma possível abertura para os visitantes.

“A Cultura possui diversos segmentos, por isso todos devem receber as suas orientações específicas para o início da flexibilização, mas tendo a certeza que o período da pandemia da Covid-19 ainda não passou, os cuidados devem receber a mesma atenção”, disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj), Danielle Barros.

Com as mudanças das bandeiras de flexibilização do estado e das cidades, o documento pode ser alterado, sendo atualizado com novas orientações com base nos protocolos das autoridades de saúde pública.

No período de pandemia da Covid-19, a Superintendência de Museus da Sececrj disponibilizou o #MuseuPresente, um canal de consultoria e assessoria online aos profissionais de museus de todo o estado do Rio de Janeiro. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelo email museupresenterj@gmail.com ou pelo telefone (21) 99001-3600.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -