"Canções d'Além-mar"
Foto: Silvia Zamboni

Nesta sexta-feira, dia 10 de julho, o cantor e compositor Zeca Baleiro lança nas plataformas digitais , “Canções d’Além-mar”, álbum em que homenageia autores portugueses como Sérgio Godinho, Pedro Abrunhosa, Fausto, Zeca Afonso, Rui Veloso e Carlos Tê, Jorge Palma, António Variações, Ornatos Violeta, Vitorino, João Gil e João Monge, ou ainda José Cid.

Longa é a história de amor entre Zeca Baleiro e Portugal. Em 1999, no projeto “Navegar é Preciso”, um encontro entre artistas brasileiros e portugueses em São Paulo, Zeca dividiu o palco com Pedro Abrunhosa – o primeiro artista português com quem partilhou o palco. Desde 2000, Baleiro tem realizado bem-sucedidos espetáculos em Portugal, em temporadas regulares. Em 2001, a convite de Sérgio Godinho se apresentou pela primeira vez para um grande público em Portugal, na Festa do Avante. E foi Jorge Palma, o compositor português que primeiro gravou em disco. Em 2006 registrou “Frágil” como faixa-bônus para o álbum “Baladas do Asfalto e Outros Blues”, lançado em Portugal. A gravação o aproximou de Palma, a ponto de dividirem o palco no Rock in Rio Lisboa 2010.

Agora chega-nos uma carta de amor de Zeca Baleiro a autores portugueses. Em suas palavras “não é uma antologia, mas um recorte afetivo do cancioneiro português feito por um músico brasileiro, uma homenagem sincera e apaixonada”, conta Zeca.

“Canções d’Além-mar” conta com 11 faixas e a colaboração de músicos brasileiros e portugueses, além da orquestra de cordas St. Petersburg Studio Orchestra. De Portugal, participam do álbum Manuel Paulo Felgueiras, piano em “Balada de Outono”; Pedro Joia, violão em “Razão de Ser (E Valer a Pena)”; e Nathanael Sousa, acordeon em “Menina, Estás à Janela”.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here