- Publicidade -

13ª edição do Festival Entretodos terá transmissão 100% on-line

Publicado em:

Festival é gratuito!

O Entretodos-13 Festival de Filmes Curtos e Direitos Humanos acontecerá de 13 a 19 de Setembro, em transmissão exclusivamente on-line pela plataforma SPCINEPLAY e diretamente no site do Festival que acaba de ser lançado.

O festival é gratuito e conta com a participação de diretores de todo o mundo. A curadoria do evento tem o cuidado de selecionar filmes curtos que promovam o debate sobre diretos humanos de forma transversal como participação social, direito à moradia, à vida, à igualdade social, orientação sexual, processos migratórios, direitos da juventude, idosos, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, ativismo político, ambiental entre outros.

“Devido à pandemia, o festival este ano acontecerá totalmente online e será transmitido em diversas plataformas, incluindo o site oficial, e não em salas em periferias, presídios, escolas públicas, e outros locais dos quais costumávamos e adorávamos fazer”, explica Jorge Grinspum, coordenador do Entretodos.

O evento promove reflexões sobre a importância da garantia de direitos para toda a sociedade, incluindo o papel da cidadania neste processo. Para isso, utiliza os filmes para inspirar a sociedade nos assuntos relacionados aos direitos humanos.

Aliás, neste trabalho de difusão de conhecimento, o Festival conta com o CineClube Entretodos. Para esquentar o público para o evento, semanalmente, a curadoria disponibiliza gratuitamente um filme com destaque para temáticas atuais. Além disso, toda quarta-feira, às 20hs, é realizado um bate-papo ao vivo com convidados no Instagram do Festival. O público ainda pode ouvir o podcast que aborda questões relacionadas aos direitos humanos.

Paralelamente à exibição dos filmes, o Entretodos realiza também a Mostra Competitiva, que é dividida em cinco sessões e a Mostra Moçada, com caráter Infanto-Juvenil e que pela primeira vez na história do evento será competitiva. Serão distribuídos prêmios de até R$ 5.000,00.

Para a Mostra Competitiva foram selecionados 34 filmes curtos, que serão exibidos durante a semana do Festival. O anúncio dos vencedores acontece no dia 19 de setembro, na cerimônia de encerramento do Festival que acontecerá pela plataforma Zoom redirecionada pelo YouTube e site do Festival.

O júri do evento é composto por diversos especialistas do audiovisual entre eles: Aretha Sadick, Bob Wolfenson, Bruno Oliveira, Carlos Cordovano Vieira, Carolina Alamino, Fabiola Notari, Heloisa Lucas, Patricia Moran Fernandes e Valter Rege. Além disso, haverá um Júri Popular. Aliás, as pessoas poderão votar no melhor filme curto on-line no site do Festival.

Serão premiados,certamente, os melhores filmes nas seguintes categorias: Melhor Curta Infantil; Melhor Curta Juvenil; Melhor atuação (troféu / prêmio não-remunerado) o objetivo é incentivar atores menores de 18 anos.

“Este ano recebemos mais de 2.200 filmes nacionais e internacionais, contendo filmes de todos os continentes, e sempre procuramos manter a representatividade de filmes brasileiros por volta de 70%. O importante é diversificar gênero, falar sobre culturas, histórias de vida, e enriquecer o festival mais a cada ano”, explica Manu Sobral, curadora do Festival.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -