- Publicidade -

Gandhi narra a história de luta e resistência desde a África do Sul

Publicado em:

Ben Kingsley ganhou o Oscar de Melhor Ator por sua atuação.

“Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo”,  Mahatma Gandhi.

Dirigido por Richard Attenborough, ator conhecido por Jurassic Park, Gandhi narra a história de luta e resistência de Mahatma desde a África do Sul, até seu assassinato na Índia.

Durante sua morada na África do Sul, conhecida mundialmente por sua política de descriminação racial, Gandhi começou a se envolver politicamente em ações contra essa discriminação de formas não violentas. A luta de Gandhi migrou para sua terra natal, e com muito esforço, conseguindo a independência da Índia.

Mahatma é conhecido mundialmente pela resistência não violenta, inspirando lideranças a favor dos direitos humanos, entre eles o pastor Martin Luther King, que também empregou a não-violência em seus movimentos contra o racismo nós EUA.

A obra, que tem mais de três horas de duração, abre com o assassinato seguido pelo grandioso funeral de Gandhi, que contou com mais de 300 mil figurantes.O roteiro escrito por John Briley, Alyque Padamsee e Candice Bergen consegue criar o equilíbrio perfeito entre a vida pessoal do homem e sua dedicação a luta.

De fato, Gandhi sonhava com um mundo sem ditadores, e que a igualdade fosse essencial para o convívio entre os homens. Contudo, o filme não entra nas suas opiniões polêmicas, como seu apoio a política de castas na Índia. Ainda assim, a obra consegue não só fazer um retrato histórico de uma pessoa, como também de um país, aliás, o filme fala muito da história recente da Índia, e como houve a divisão entre muçulmanos e hindus.

Aliás, o filme venceu quase todas as premiações a que foi indicado, rendendo a Ben Kingsley o Oscar de Melhor Ator, enquanto Attenborough ganhou o prêmio de Melhor Diretor e Melhor Filme.

O elenco ainda conta com Martin Sheen, Candice Bergen e Daniel Day-Lewis. Sem dúvida, Gandhi é um dos filmes mais importantes da história do cinema que retrata a vida de um dos homens mais importantes da humanidade.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -