- Publicidade -

Piero Sbragia lança livro sobre as novas fronteiras do documentário contemporâneo

Publicado em:

Piero Sbragia lança livro sobre as novas fronteiras do documentário contemporâneo“Um país que carece de documentário é como uma família que carece de um álbum de fotografias”, assim Piero Sbragia, jornalista, documentarista, professor e fundador da produtora Segundas Estórias Filmes, começa o livro “Novas Fronteiras do Documentário: Entre a Factualidade e a Ficcionalidade”, lançado durante a pandemia do Covid-19.

 A frase, logo no princípio da obra, é atribuída ao renomado documentarista chileno Patricio Guzmán. É a essa tarefa de resgatar a memória que o lançamento se dedica. “Gosto de pensar o documentário como manifesto de resistência”, afirma Sbragia.

Especializado em Cinema Documentário e mestre em Educação, Arte e História da Cultura, o autor concebeu a ideia diante da escassez de livros sobre documentário. Mais raros ainda são os registros com depoimentos de cineastas da área. O novo trabalho discute a tendência contemporânea de romper a divisão rígida entre factual e ficcional.

O livro, de Piero Sbragia, traça um panorama da produção, ao longo do século XXI, através de uma análise sobre a forma como os gêneros cinematográficos apresentam uma convergência.

Piero Sbragia entrevistou 10 documentaristas brasileiros de relevância mundial da Bahia, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Aliás, o artista Gidalti Jr., vencedor do Prêmio Jabuti de melhor HQ em 2017 por “Castanha do Pará”, produziu caricaturas exclusivas para cada um dos entrevistados.

Além disso, a publicação, de 484 páginas, é dividida, certamente, em três partes. Aliás, as duas primeiras são baseadas na dissertação de mestrado “Andarilho: Cao Guimarães e o documentário entre a factualidade e a ficcionalidade”. A pesquisa discute diferentes definições do gênero, a partir da perspectiva de Guimarães. Compre o livro!

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -