Nando Reis e Elza Soares farão shows.

A primeira edição da Virada SP Online, com mais de 12 horas e diversas atrações culturais, terá transmissão pela plataforma de streaming e vídeo #CulturaEmCasa, criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Aliás, o evento acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto, com início às 16h.

Originalmente, a Virada SP de Salto seria presencial, mas a pandemia do coronavírus não permitiu. “O adiamento deixou uma grande expectativa em toda a região”, diz Sandro Bergamo, secretário de Cultura de Salto.

Aliás, Paulo Miklos, um dos artistas selecionados para o evento, não esperava que a Virada SP de Salto se transformaria na primeira Virada SP Online. “Imaginamos em março que seriam algumas semanas de paralisia e já se passaram alguns meses”, conta ele. “Agora, certamente, precisamos fazer neste novo formato, que tem tudo para alcançar um público ainda maior.”

“Com a impossibilidade de realizar o evento presencialmente, a Secretaria formulou a proposta de fazer a Virada SP no formato virtual, de modo a manter o evento em 2020, celebrar a força da cena cultural de Salto e ampliar o acesso da população a uma programação cultural de qualidade”, explica Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

A Virada SP Online de Salto será uma maratona de mais de 12 horas com diversas atrações. Estão previstas lives de Paulo Miklos, DJ Dre Guazzelli, Marina Peralta e Walking Lions, entre outros, diretamente de suas casas. Além disso, haverá também uma série de vídeos especiais de artistas como Elza Soares, Nando Reis, Ellen Oléria e Exaltasamba. Serão incluídos ainda 32 vídeos de artistas da cidade, selecionados no concurso Quarentena Cultural, realizado pela Secretaria de Cultura de Salto em abril deste ano.

Além disso, a Virada SP Online ocorrerá também a partir do palco do Teatro Sérgio Cardoso, que em outubro completa 40 anos. Renato Rozendanz, artista saltense, será o âncora. Todo o conteúdo da Virada SP Online de Salto também ficará disponível na plataforma #CulturaEmCasa pós-evento, para exibição por demanda.

Haverá em 2020 outras 16 edições da Virada SP Online. As cidades serão selecionadas por meio de chamada pública no âmbito do programa Juntos pela Cultura, a ser lançada até o fim deste mês.

“Assim como os conteúdos do #CulturaEmCasa são amplos e diversos, a ViradaSP Online segue o DNA da plataforma e se caracteriza pela diversidade e pela qualidade. Será uma grande homenagem às diferentes linguagens da arte e uma celebração dos artistas de Salto”, afirma Danielle Nigromonte, diretora geral da Amigos da Arte.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here