- Publicidade -

Canal Brasil homenageia Sylvio Back

Publicado em:

Sylvio Back
Foto: Sylvio Ana Paula Amorim.

Recentemente intitulado “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Federal de Santa Catarina, uma das dez mais importantes do país, o cineasta, poeta e escritor Sylvio Back é o homenageado de setembro do Canal Brasil. Ao longo do mês, sempre às quartas, às 13h40, vão ao ar obras do premiado autor brasileiro.

O filme que abre a programação especial é o “clássico” do cinema urbano brasileiro Lance Maior (1968), no dia 02. Na quarta seguinte, dia 09, vai ao ar Revolução de 30 (1980), origem e desfecho do golpe de 1930. No dia 16, o canal exibe Guerra do Brasil (1987), sobre a Guerra do Paraguai. O Universo Graciliano (2013) é o filme do dia 23; e Lost Zweig (2004), sobre os últimos dias de Stefan Zweig, autor de Brasil, país do futuro, encerra a comemoração no dia 30.

Aliás, o título de “Doutor Honoris Causa” foi concedido a Sylvio Back por sua obra cinematográfica e literária dedicada à arte e à cultura de Santa Catarina e do Brasil. Segundo Back: “Jamais pensei em receber tamanho reconhecimento pela minha obra, autodidata que sou, pois aprendi cinema vendo e “lendo” filmes”, conta ele.

Ele completa, “Muitas vezes falei, brincando, que cada filme, pelo tempo de realização (entre quatro e cinco anos, da ideia à primeira cópia) era como se fora um doutorado. Nunca me ocorreu o título de agora, uma bela surpresa que confirma a intuição que tive, consagrada com este inédito “Doutor Honoris Causa” pela excelsa Universidade Federal de Santa Catarina. Um luxo só!”.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -