Sylvio Back
Foto: Sylvio Ana Paula Amorim.

Recentemente intitulado “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Federal de Santa Catarina, uma das dez mais importantes do país, o cineasta, poeta e escritor Sylvio Back é o homenageado de setembro do Canal Brasil. Ao longo do mês, sempre às quartas, às 13h40, vão ao ar obras do premiado autor brasileiro.

O filme que abre a programação especial é o “clássico” do cinema urbano brasileiro Lance Maior (1968), no dia 02. Na quarta seguinte, dia 09, vai ao ar Revolução de 30 (1980), origem e desfecho do golpe de 1930. No dia 16, o canal exibe Guerra do Brasil (1987), sobre a Guerra do Paraguai. O Universo Graciliano (2013) é o filme do dia 23; e Lost Zweig (2004), sobre os últimos dias de Stefan Zweig, autor de Brasil, país do futuro, encerra a comemoração no dia 30.

Aliás, o título de “Doutor Honoris Causa” foi concedido a Sylvio Back por sua obra cinematográfica e literária dedicada à arte e à cultura de Santa Catarina e do Brasil. Segundo Back: “Jamais pensei em receber tamanho reconhecimento pela minha obra, autodidata que sou, pois aprendi cinema vendo e “lendo” filmes”, conta ele.

Ele completa, “Muitas vezes falei, brincando, que cada filme, pelo tempo de realização (entre quatro e cinco anos, da ideia à primeira cópia) era como se fora um doutorado. Nunca me ocorreu o título de agora, uma bela surpresa que confirma a intuição que tive, consagrada com este inédito “Doutor Honoris Causa” pela excelsa Universidade Federal de Santa Catarina. Um luxo só!”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here