- Publicidade -

Casa Niemeyer promove residência artística digital

Publicado em:

Ação coletiva com artistas portugueses e brasileiros decorrerá no mundo on-line.

A Casa Niemeyer e a EMERGE – Associação Cultural portuguesa, realizarão, entre os dias 21 e 25 de setembro, a primeira Residência Artística Internacional Oca em versão on-line, intitulada “Transmetatlanticus”.

Dez artistas participam da residência, sendo cinco estabelecidos no Brasil e cinco estabelecidos em Portugal, convidados pelos curadores Ana Avelar (Casa Niemeyer) e Heloísa Vivanco Pires e Jorge Reis (EMERGE). A ação, ainda em caráter piloto, integrará as atividades da 20ª Semana Universitária da UnB.

A residência intitulada “Transmetatlanticus” contará ainda com a participação dos e das artistas Carlos Monroy, Cecilia Lima, Gustavo Von Ha, Renata Felinto e Sol Casal, representando a parte brasileira, e Carolina Grilo Santos, Francisco Vidal, Inês Norton, Ludmila Queirós e Sónia Carvalho, representando Portugal.

Na performance, o on-line é a matéria de exploração artística que servirá como ponto de partida. Assumindo esta plataforma como a ferramenta de criação, os artistas envolvidos nesta ação irão articular entre si como estabelecer a ação final. Assim, a ação explorará temas que nascem da ambiguidade de uma fronteira – embora distantes, artistas encontram-se online simultaneamente.

A ação terá toda sua programação on-line, na qual serão promovidas conversas e workshops com convidados de referência, entre outras atividades, além disso, um grande encerramento no dia 25 de setembro apresentará uma criação conjunta online planejada pelos residentes.

Todas as ações serão transmitidas online no canal do YouTube do Dex/UnB e nas redes sociais da Casa Niemeyer e da EMERGE. A programação irá integrar simultaneamente a 20ª Semana Universitária da UnB e a 14ª Primavera dos Museus, ação dos museus brasileiros, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos. A “Transmetatlanticus: Residência Artística Internacional Oca” conta com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e do Instituto Camões – Centro Cultural Português em Brasília.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -