Na próxima segunda-feira, 7 de setembro, o “Roda Viva” exibe uma entrevista com a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz. O programa inédito vai ao ar na TV Cultura, site da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn.

Autora de diversas obras que reconstituem o passado colonial do País que se reflete no Brasil de hoje, ela é graduada em História pela USP, tem Mestrado em Antropologia Social pela Unicamp e Doutorado pela USP. Atualmente, é professora titular do Departamento de Antropologia da USP.

Aliás, com o livro “As Barbas do Imperador”, sobre a vida e o reinado de Dom Pedro II, ela venceu o Prêmio Jabuti de 1999, na categoria de Melhor Ensaio e Biografia. Além disso, também é autora de “O Espetáculo das Raças e Brasil – uma Biografia”, esse último em parceria com Heloisa Murgel Starling, entre outras obras.

Lilia Schwarcz sempre alertou para os males que afetam a sociedade brasileira, principalmente o Racismo e as desigualdades sociais. Em seu livro mais recente, “Sobre o Autoritarismo Brasileiro”, ela examina as raízes do Racismo, que sempre predominou no País, aliada, infelizmente, à triste herança do passado colonial e da escravidão.

Aliás, a bancada de entrevistadores será formada por Yasmin Santos, jornalista da revista Piauí; Pedro Doria, editor do Canal Meio; Fábio Cardoso, escritor e jornalista do podcast Rio Bravo; Paula Carvalho, historiadora e editora-assistente da revista “Quatro Cinco Um” e Adriana Ferreira Silva, editora-executiva da revista Marie Claire.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here