- Publicidade -

Obra de Matthew Barney está na série “Retrato”

Publicado em:

Foto: Pedro Motta

O próximo episódio da série “Retrato” que vai ao ar nas redes sociais do Instituto é sobre a obra De lama lâmina (2004-2009), de Matthew Barney. O carnaval de Salvador, um trator gigante e uma performance inesquecível no Inhotim resultaram em uma obra que aborda a relação do ser humano com a natureza.

O conteúdo estará disponível no YouTube, Facebook e Instagram do Inhotim a partir das 11h deste sábado (12). Aliás, a série foi editada a partir de uma coletânea de DVDs gravados entre 2011 e 2014, e, neste ano, estão sendo disponibilizados on-line pela primeira vez. Além disso, os vídeos retratam o processo de criação na arte contemporânea e são uma referência para pesquisas e estudos no campo das artes.

De lama lâmina, de Matthew Barney, é uma das obras mais icônicas do Inhotim. Criada especialmente para o contexto do museu a céu aberto, a localização da instalação é parte importante de sua concepção. A escolha pela mata afastada do núcleo do parque abre a leitura da obra para o campo da ecologia e reflete a preocupação ambiental de Barney, evidenciando também elementos naturais que aludem aos orixás – o minério de ferro do solo e as árvores de eucalipto da mata.

Depois de descobrir detalhes sobre esse importante trabalho para a arte contemporânea, aproveite para assistir aos outros episódios das séries Retrato, Bastidores e Diálogos. Todos ainda estão disponíveis on-line.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -