- Publicidade -

Christopher Nolan potencializa o caos e o medo, em Dunkirk

Publicado em:

Dunkirk traz uma obra impactante sobre a sobrevivência.

 O drama de guerra Dunkirk, de Christopher Nolan, sobre a batalha de Dunquerque, estreou na Netflix em outubro.

Baseado numa história real, que aconteceu no meio da Segunda Guerra Mundial, no litoral da região Norte da França, durante 8 dias, Dunkirk é, sem dúvida alguma, uma obra poderosa e impactante sobre a sobrevivência.

O filme foge de todos os clichês de guerra, incluindo a existência de um herói. Dunkirk é um filme sobre a batalha, sobre o horror da guerra, e mais do que tudo, como sobreviver. Nolan foca na operação de resgate dos cerca de 400 mil homens das tropas aliadas que tiveram o mar como única rota de fuga, após serem encurralados pelo exército alemão.

Aliás, o clima de tensão é constante durante toda a produção. Nolan usa da sua marca registrada  no roteiro, fugir da linearidade ao mesmo tempo que apresenta uma nervosa intensidade nos enquadramentos, além disso, a montagem de som e a trilha sonora de Hans Zimmer são à favor da trama para potencializar o caos e o medo, sem espaço pra melodramas.

A narrativa traz os fatos em si, os soldados aguardando pelo resgate através do mar na praia de Dunkirk (ou Durquerque), porém vai além disso, o uso de elementos reais como o fato de embarcações britânicas de voluntários cruzarem o Canal da Mancha, do Reino Unido à França, para auxiliarem na desocupação, enquanto os pilotos da Força Aérea Britânica lutam no ar para proteger os navios de resgate.

De fato, Dunkirk não é um filme de diálogos, mas sim, um filme sobre o poder da imagem, puramente! Tudo em cena é bem pontuado com muita incerteza e desconforto. Dunkirk é um registro verossímil sobre o milagre de Durquerque, com a estreia do cantor Harry Styles, Ex One Direction, como ator. Aliás, ele manda bem no filme, viu! Vale a pena conferir!

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -