- Publicidade -

“Cosmocinema” celebra 50 anos do encontro entre Hélio Oiticica e Neville d’Almeida

Publicado em:

A Galeria Aymoré reabrirá as portas na próxima sexta, dia 16 de outubro, com a exposição “Cosmocinema” que mostra um diálogo entre os trabalhos do artista plástico Hélio Oiticica e do cineasta Neville d’Almeida, amigos e parceiros na construção das instalações.

Serão exibidas a instalação “Cosmococa 3” (1973-74), inspirada em Marilyn Monroe e inédita no Brasil, e os filmes “Mangue Bangue” (1971), “Navalha na Carne” (1997) e “Jardim de Guerra” (1970), que será visto na íntegra, com o trecho censurado durante o período da ditadura.

CosmocinemaA “Cosmocinema” celebra os 50 anos do encontro entre Oiticica e Neville, que aconteceu em Nova York durante os anos 1970, quando realizaram trabalhos conjuntos. As obras expostas mostram o desenvolvimento dessa parceria, começando com o filme “Jardim de Guerra”, que instigou o encontro dos dois, até o momento em que começaram a criar as Cosmococas juntos. As Cosmocapsulas, filmes criados pela dupla dentro das Cosmococas, também fazem parte da mostra.

“Há 50 anos um encontro mudou a história da arte e do cinema. Na premiere do filme Jardim de Guerra de Neville D’almeida, Helio Oiticica apareceu , levado por Waly Salomão. Tres anos depois, eles criaram um Programa in Progress que foi batizado de COSMOCOCA. Esse encontro cósmico continua vibrando até hoje e mais um desdobramento dele se dará na expo Cosmocinema”, afirma Cesar Oiticica Filho.

“Buscar as obras imersivas do Oiticica, principalmente a Cosmococa feita em parceria com Neville, nesse momento pandêmico e de conturbação política, é quase que imperativo. O trabalho foi feito há 50 anos, mas continua sendo extremamente contemporâneo e necessário”, afirma Gabriela Davies, curadora da Galeria Aymoré.

A visitação deverá ser agendada previamente no site da Galeria Aymoré e restrita a 6 pessoas por hora. Já as As sessões dos filmes serão ao ar livre, com máximo de 50 pessoas e opções de drinks e comidinhas do CoLAB, novo restaurante na Villa Aymoré. Sempre as quintas-feiras, às 19h.

Galeria Aymoré – Ladeira da Glória, 26
Entrada Gratuita
De terça a sábado, das 13 às 18h
Abertura: 16/10/2020
Até 13/02/2021

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -