- Publicidade -

EXPOCINE foi aberta por Marcelo Lima , CEO da Tonks e idealizador da convenção

Publicado em:

John Fithian, Presidente da NATO (National Association of Theatre Owners), palestrante que abriu  EXPOCINE 2020, foi franco quanto aos desafios da indústria do cinema frente à pandemia, os efeitos do lançamento de filmes como Mulan (Disney) diretamente no streaming e a importância do apoio governamental.

Ele comentou que em Hollywood, os estúdios estão com medo de lançar filmes nos cinemas, “Temos conversado seguidamente com os estúdios sobre os adiamentos das estreias. Entendemos que tenham medo, mas precisamos sobreviver até que seja seguro uma reabertura de todos os mercados ao mesmo tempo. Não sabemos quando isso será. Verão de 2021? Verão de 2022?”

Sobre como o governo americano lidou com a pandemia da Covid-19, ele disse, “Peço desculpas aos meus colegas da América Latina pela forma como o governo americano lidou com a pandemia. A má gestão acabou provocando a situação que temos hoje de Nova York e Los Angeles com os cinemas fechados. Justamente, por isso os estúdios americanos não estão lançando os filmes. Nem mesmo aqui, onde muitas cidades já estão com os cinemas abertos”. “Precisamos do apoio dos governos para sobreviver a essa crise. Precisamos de empréstimos, de fomento.”

Ele completa, “Temos que acreditar que os estúdios são nossos parceiros. Conversamos muito com a Warner Bros, com (Christopher) Nolan. É disso que precisamos agora, de apoio”, complementando “Lançar filme mudou com a pandemia. Não é mais uma corrida, é uma maratona. Os filmes ficam em cartaz muito tempo”.

“Dos US$ 11 bilhões do ano passado, talvez a gente consiga faturar US$ 3 bilhões este ano. Talvez. Em 2021, se a pandemia estiver sob controle, vamos vender muito. E em 2022, vamos voltar a quebrar recordes. É uma possibilidade. O que precisamos responder agora é como sobrevivemos até lá.”

 Aliás, o primeiro dia da EXPOCINE foi aberto pelo CEO da Tonks e idealizador da convenção Marcelo Lima. Ele lamentou que não estejamos comemorando os números gigantescos do ano passado, mas falou também do aprendizado de todo o setor ao longo do ano de 2020, destacando em especial do movimento #JuntosPeloCinema e o fortalecimento das entidades representativas de classe. Além disso, disse que a EXPOCINE se transforma num ambiente catalizador para a virada positiva do cinema.

Na sequência, Alex Braga Muniz, Diretor-Presidente da Ancine, fez um balanço de sua gestão, destacando o desafio de gerir mais de 10 mil projetos na agência. “É oportuno hoje fazermos uma avaliação de um plano de metas em termos de audiência, ingresso, ocupação de espaço. É importante o processo de remodelagem do audiovisual, para que a gente tenha uma perspectiva de horizonte virtuoso.”

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -