- Publicidade -

Filme sobre Ned Kelly subverte a lenda ao contar a história da sua infância

Publicado em:

Vida de Ned Kelly é vista de maneira surrealista e visceral, pelo diretor Justin Kurzel.

Inspirado no best-seller de Peter Carey, A verdadeira história de Ned Kelly coloca em questão de toda a mitologia criada ao redor do mito sobre a vida de Ned Kelly, observando o passado de violência de toda uma sociedade.

A ascensão e a queda do rebelde australiano Ned Kelly, consagrado como o maior bush ranger da história da Austrália, é levada as telas por Justin Kurzel (Macbeth, Assassins Creed) que apresenta uma nova versão, protagonizada por George MacKay, conhecido por 1917.

 Verdade História de Ned Kelly não tem compromisso em ser uma adaptação fidedigna aos fatos. O faroeste brinca com os fatos ao apresentar uma suposta verdade sobre a lenda australiana, Ned Kelly. O irlandês católico que se tornou um fora da lei no século 19 foi conhecido como o Robin Hood do país, afinal, ele e sua gangue lutaram contra domínio colonial britânico em nome dos pobres.

Além disso, os detalhes da vida de Kelly são escassos, mas Kurzel, o diretor australiano obcecado por violência, se baseou no romance de mesmo nome, lançado em 2001 por Peter Carey, para mostrar a vida do revolucionário de maneira surrealista e visceral, assim representando a origem de sua natureza violenta.

O filme não foca nas atividades ilegais de Kelly, mas subverte a lenda ao apresentar um contexto de abuso na infância do rapaz, com uma mãe tóxica e uma figura paterna disfuncional. O cineasta mistura com uma energia anarquista para criar um conto brutal, ambientado em uma paisagem desolada, cheio de personagens decadentes.

Interpretado com grande intensidade por George MacKay, Ned Kelly mostra grande inteligência e um senso claro do que é certo e errado, porém ele foi levado a situações extremas por acontecimentos além de seu controle.

Essie Davis (“Game of Thrones”) vive a mãe aterrorizante e manipuladora de Kelly. Ela serve de combustível para a maioria das situações em que o jovem bandido se mete. Russel Crowe pode aparece pouco, mas bem como Harry Power, homem que ensinou Kelly a lutar, roubar e a contar sua própria história.

Aliás, cada elemento da narrativa procura justificar as ações do criminoso ao tratar de suas motivações, ambiguidades e conflitos. A ideia do diretor foi deixar de lado a história padrão e trazer algo transgressor para as telas.

Curiosidades à parte, a vida de Ned Kelly teve outras versões estreladas por Mick Jagger (sim, o líder dos Rolling Stones) e Heath Ledger.

 

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -