- Publicidade -

Goiânia Mostra Curtas confirma adiamento para 2021

Publicado em:

Depois de 19 anos ininterruptos, a Goiânia Mostra Curtas adia para o ano que vem a 20ª edição, que começaria na próxima terça-feira, 6 de outubro. O evento não acontecerá devido a falta de políticas públicas e fomento à cultura por parte dos governos municipal, estadual e federal, e que se acentuou ainda mais com a pandemia de Covid-19.

Para a diretora da Goiânia Mostra Curtas (GMC), Maria Abdalla, a chegada da pandemia escancarou a paralisação e o desmonte que já vinha acontecendo, como a falta de editais no Estado de Goiás desde 2018 , além disso, a extinção do Ministério da Cultura, no âmbito federal, e de outras linhas de editais como do Fundo Nacional Setorial do Audiovisual (FSA).

“Tudo isso afetou diretamente a cadeia produtiva e o mercado do setor cultural. Alguns festivais estão acontecendo online porque já tinham fomentos garantidos, mas a perspectiva para 2021 não é das melhores. Para voltar às atividades de forma gradual, os governos já deveriam estar criando formas de retomar as produções para o próximo ano, o que não está ocorrendo”, salienta.

O anúncio do adiamento da Goiânia Mostra Curtas foi feito em maio deste ano, em uma carta aberta, divulgada pela organização do festival. Desde então, o Icumam também havia tentado captar recursos, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), para executar o festival de forma online ou uma Mostra Especial Comemorativa, o que também geraria custo de produção.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -