- Publicidade -

“LUIZ GAMA – uma voz pela liberdade” volta ao circuito, no Leblon

Publicado em:

Luiz Gama
Foto: Walmyr Ferreira

Estrelado por Deo Garcez e Nivia Helen, a biografia dramatizada “LUIZ GAMA – Uma voz pela liberdade” traz a história do jornalista, poeta e advogado abolicionista que libertou mais 500 escravos do cativeiro ilegal.

Dirigido por Ricardo Torres, o espetáculo retrata a importância da história de Luiz Gama para o nosso país, trazendo a tona assuntos que refletem na atualidade. O roteiro, idealizado pelo ator e roteirista Deo Garcez, traz a força de um Brasil que luta contra a desigualdade.

Os temas abordados são muito atuais, o que instiga o público a discutir e participar do bate papo com os atores, proposto neste formato, após o espetáculo”, afirma o diretor Ricardo Torres. Aliás, a concepção do espetáculo “LUIZ GAMA – uma voz pela liberdade”, baseia-se em uma visão histórica da vida de Luiz Gonzaga Pinto da Gama.

Com uma mesa de canto e duas cadeiras antigas, Deo Garcez trabalha a dualidade das expressões teatrais; ora está sentado lendo, encenando momentos de produção textual e ora levanta-se para denunciar as mazelas da sociedade escravocrata. Seu movimento corporal é parte do jogo de revolta e embate envolvendo o advogado e a sociedade.

Além disso, a peça traz a mãe de Luiz Gama, encenada por Nivia Helen. Ela revela-se como narradora, como consciência, como mãe, como elemento cênico que transcende a cena e leva o público ao mergulho na vida e obra de Luiz Gama. O roteiro foi idealizado a partir da mescla entre a vida de Luiz Gama e seus escritos. Em muitas cenas Deo Garcez traz poemas e textos do próprio Luiz Gama que dão veracidade a cena. Os atos formam um constante jogo entre uma reflexão sobre a discriminação no passado, levando o público a uma reflexão sobre a discriminação na contemporaneidade.

SERVIÇO:
“LUIZ GAMA – Uma voz pela liberdade”
Temporada: de 03 a 24 de novembro (toda terça-feira), às 17hs. / 04, 11 e 18 dezembro as 20h
Local: Teatro Petragold (Rua Conde de Bernadotte, 26 – Leblon, Rio de Janeiro)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -