- Publicidade -

Rolé Carioca nos bairros da região da Leopoldina em outubro

Publicado em:

Em outubro, o roteiro aborda a expansão da cidade para as zonas Norte e Oeste.

Com programação 100% virtual, o Rolé Carioca 2020 traz imagens aéreas feitas por drone, mapas digitais e imagens de arquivo que proporcionam uma imersão inédita na história da cidade, em roteiros exclusivos, inovadores e impossíveis de serem feitos a pé.

Em outubro, o roteiro “Rumo ao subúrbio da Leopoldina” aborda a expansão da cidade para as zonas Norte e Oeste a partir da década de 40, mostrando personagens, acontecimentos históricos e curiosidades, além da relação entre as pessoas e o espaço urbano ao longo dos anos.

Foto: Douglas Lopes

Fruto direto deste movimento, a Maré – bairro formado por 16 favelas – é a próxima parada do roteiro. Originalmente colônia de pescadores, a Maré é, aliás, hoje um dos maiores conjuntos de favelas do País, com, certamente, 140 mil moradores, além de ser conhecida por suas “palafitas e trapiches”, cantados na música Alagados, do grupo Paralamas do Sucesso. Aliás, é na Maré que se situam vários pontos do passeio, incluindo o Piscinão de Ramos – uma piscina de água salgada, que reúne milhares de banhistas nos finais de semana.

A imponente – e infelizmente hoje mal conservada – Estação Leopoldina é o ponto de partida deste segundo roteiro virtual do Rolé Carioca em 2020 que cruza a cidade e percorre agora bairros interligados pela estação de trem inaugurada em 1926 e que recebeu o nome da Imperatriz.

O passeio virtual guiado pelos professores e historiadores William Martins e Roberta Baltar, “Rumo ao subúrbio da Leopoldina” acontece no dia 11 de outubro, às 10 horas da manhã pela plataforma Zoom e com transmissão também nas redes sociais do projeto.

Além disso, o Rolé também irá promover entrevistas e as suas já tradicionais “mini-aulas”, sempre divulgadas com antecedência nos perfis do Rolé. Nelas, o historiador Willian Martins antecipa fatos históricos e curiosidades sobre o roteiro, preparando os viajantes virtuais para uma experiência mais completa durante o passeio.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -