- Publicidade -

Marcelo Díaz conduz documentário de um mulher trans no meio militar

Publicado em:

Mulher trans, militar e católica, Maria Luiza é a personagem que dá nome ao documentário de Marcelo Díaz.

Por milênios o posto militar era um reino de homens, aliás, até hoje a Seta de São Sebastião, uma representação fálica, aponta patentes militares. Quanto mais falos se tem, maior a patente. Claro que os tempos mudaram, e as Forças Armadas ao redor do mundo tem várias mulheres em seu corpo militar. Aliás, a própria atriz Gal Gadot serviu por dois anos nas Forças de Defesa em Israel. Porém, ainda assim é um ambiente opressor para qualquer, e ainda mais para alguém que não se encaixa no rebanho.

Foto: Diego Bresani/Divulgação

Maria Luiza foi por anos de sua vida uma mulher num corpo masculino chamado José. Maria sempre teve interesse em velocidade, mecânica e aviação, o que a levou a entrar na FAB (Força Aérea Brasileira). Sendo soldado, Maria descobriu uma incrível vocação para o serviço militar, na parede de sua casa são expostas diversas medalhas de honraria de serviço exemplar. Porém Maria vivia no corpo de José, e teria que ser mudado.

Os dois parágrafos acima são pequenas demonstrações da vida fantástica que Marcelo Díaz colocou em seu documentário. Maria Luiza nada mais é um retrato de um mulher trans muito confiante sobre sua posição, persistente e guerreira como as inúmeras mulheres brasileiras. A narrativa contada por Marcelo Díaz é regada com vários momentos de silêncio contemplativos. Além disso, por vários momentos a fala baixa e tímida de Maria Luiza tem o poder de gerar lágrimas apenas de falar em suas alegrias básicas. Marcelo fez uso de uma filmagem muito natural, aproveitando ao máximo de luz e cores naturais.

Surpreendentemente, as entrevistas que existem são apenas para reafirmar a posição de Maria Luiza e, certamente, para denunciar a opressão desumana, e criminosa, que ela sofreu pelo corpo militar. O longa em si é uma obra que propõe o diálogo, sempre defendendo a liberdade de expressão e de direitos.

 

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -