- Publicidade -

Pequena África é o destino do próximo Rolé Carioca na Rede

Publicado em:

No dia 8 de novembro, domingo, a partir das 10h, o Projeto Rolé Carioca vai mergulhar no legado cultural e histórico da presença africana no Rio de Janeiro, por meio da Pequena África!

 O roteiro, guiado pelos professores e historiadores William Martins e Roberta Baltar – mulher negra, especialista em História do Rio de Janeiro, que integra o time do Rolé Carioca este ano –  segue pelo casario centenário que se mescla com as cadeiras na calçada e janelas sem grades, no cenário de cidade do interior do Morro da Conceição, um dos recantos mais pitorescos da cidade, repleto de marcos arqueológicos e arquitetônicos.

O roteiro, aliás, passa por pontos como o Cais do Valongo, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a Pedra do Sal, que abriga ainda hoje uma comunidade remanescente de quilombos, e a icônica Casa da Tia Ciata, entre outros.

A expressão Pequena África foi cunhada pelo escritor Roberto Moura, baseada na afirmação do compositor Heitor dos Prazeres de que “a Praça Onze era uma África em miniatura”. A região abarca os atuais bairros da Saúde, Estácio, Santo Cristo, Gamboa e Cidade Nova até a Praça Onze.

Os interessados poderão acompanhar “a viagem”, gratuitamente, acessando os perfis do projeto no Facebook e Instagram. Além disso, o link de acesso ao Zoom será liberado 10 minutos antes do início do evento, não é necessário fazer inscrição prévia.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -