- Publicidade -

“Settimana della Cucina Italiana nel Mondo” chega à sua quinta edição

Publicado em:

Settimana della Cucina Italiana será online, com diversas atrações para celebrar a culinária italiana.

 A “Settimana della Cucina Italiana nel Mondo” chega à sua quinta edição no Rio de Janeiro, desta vez em formato digital. Por conta da pandemia de Covid-19, o Consulado Geral da Itália preparou um cardápio de atividades virtuais entre os dias 21 e 29 de novembro. O foco principal será na valorização dos benefícios da dieta mediterrânea.

A “Settimana della Cucina Italiana nel Mondo” vai ressaltar então a importância de preparar uma boa refeição em casa com seus familiares ou amigos, celebrando uma tradição que está na essência da cultura gastronômica e da convivialidade italiana. A programação online tem como objetivo, portanto, compartilhar o espírito da cozinha típica, que vai muito além de uma boa refeição.

A programação inclui lives com personalidades e influenciadores digitais como Bela Gil, Miguel Falabella, Bruno Astuto, Chiara Civello, Dionísio Chaves, Danio Braga, João Vitti, Nicola Siri e Emilio Orciollo, que vão contar sua relação com a cozinha italiana e ensinar suas receitas preferidas.

Já a professora de italiano Daniela Olivert, que organiza viagens para a Itália há 10 anos, vai comentar as particularidades do turismo enogastronômico em cinco diferentes regiões do país. Com o intuito de aproximar as culturas gastronômicas da Itália e do Brasil, e graças a uma nova parceria com a secretária Danielle Barros, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, selecionados chefs italianos e brasileiros vão criar receitas inéditas com ingredientes típicos de ambos países, que serão apresentadas em lives direto da cozinha do Instituto Italiano de Cultura.

Para que pratos verdadeiramente italianos possam ser reproduzidos em casa, o livro digital “Cucina Nostra”, feito em conjunto com a Academia Italiana de Cozinha, oferece receitas boas e simples, que representam cada uma das 20 regiões da Itália. O acesso ao e-book poderá ser feito gratuitamente..

Aqueles que optarem por comprar ingredientes ou vinhos italianos poderão encontrá-los nos supermercados do parceiro Zona Sul (Rua Barão da Torre, em Ipanema, e Condomínio Santa Mônica, na Barra), exclusivamente durante o período da “Settimana della Cucina Italiana nel Mondo”. Aliás, o “Espaço Itália” oferecerá uma ampla seleção de autênticos produtos italianos a preços especiais.

Com o intuito de levar a culinária italiana a quem mais precisa, uma ação social será realizada em parceria com o Refettorio Gastromotiva. Assim, um menu completo assinado pelos chefs Michele Petenzi, Silvio Podda e Bruno Marasco e produzido junto aos cozinheiros do Refettorio Rodrigo Sardinha e Suelen Parigi será doado a 200 pessoas através da ONG ítalo-brasileira Il Sorriso Dei Miei Bimbi em parceria com a Associação Amigos da Vida, ambas localizadas na Rocinha.

Moradores do Rio de Janeiro e de Niterói poderão escolher entre os 20 parceiros do evento, que prepararam pratos exclusivos para a Settimana. Cada um procura evidenciar a diversidade da gastronomia italiana e apresentar tradições regionais que não são comuns por aqui. É uma oportunidade de experimentar a fregola mare e monti (massa em formato de pequenas esferas, típica da Sardenha, com camarão, polvo, linguiça e funghi) na Casa do Sardo, o bacalhau mantecato com polenta em tinta de lula (prato típico de Veneza) no Nido, o garganelli com vieiras e aspargos ao molho de prosecco (massa fresca típica da Emilia-Romagna) no Artigiano ou um verdadeiro gelato italiano na Vero.

Segundo o Cônsul-Geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia del Giudice, a “Settimana della Cucina Italiana nel Mondo” tem a finalidade de valorizar e levar ao conhecimento dos inúmeros apreciadores da gastronomia italiana no Brasil o riquíssimo e inesgotável patrimônio enogastronômico da Itália, estimulando também a curiosidade e o interesse dos brasileiros em visitar as belas regiões e as maravilhosas aldeias italianas, assim que a pandemia permitir.

Agenda de lives no Instagram @italyinrio com convidados (sempre às 19h):

21/11 – Bruno Astuto
22/11 – Dionísio Chaves
23/11 – Chiara Civello
24/11 – Bela Gil
25/11 – Danio Braga
26/11 – João Vitti
27/11 – Nicola Siri
28/11 – Miguel Falabella
29/11 – Emilio Orciollo

Lives da professora Daniela Olivert do Instituto Italiano de Cultura sobre o turismo enogastronômico (sempre às 12h):

23/11 – Sicilia
24/11 – Puglia
25/11 – Umbria
26/11 – Toscana
27/11 – Lombardia

Lives em parceria com a SECEC com chefs brasileiros e italianos (sempre às 15h):

25/11 – chef Paula Salles e chef Renato Ialenti
26/11 – chef Marcia Fernandes e chef Luciano Boseggia

Restaurantes participantes: Alloro al Miramar, Anna Ristorante, Artigiano, Bota, Casa do Sardo, Coltivi, Da Carmine, D’Amici, Gabbiano, Gioia, Grado, Il Leone, Ino., La Trattoria, Margutta, Nido, Posí Mozza e Mare, Sult (com o chef convidado Luciano Boseggia), Vero Gelato Pizza e Café

Confira o cardápio especial de todos os restaurantes!

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -