- Publicidade -

Valquíria Sabóia lança o livro “Direito da Moda, uma introdução ao Fashion Law”

Publicado em:

A advogada Valquíria Sabóia lança o livro “Direito da Moda, uma introdução ao Fashion Law”, no dia 05 de dezembro, a partir das 17h, na livraria da Editora Giostri, na Rua Rui Barbosa, 201, Bela Vista, São Paulo.

A obra almeja ser uma breve introdução à disciplina do Direito da Moda e se inicia com o tema da propriedade intelectual, passa pelo exame da carreira de modelo e sua relação com o direito de imagem e outros direitos que permitem o resguardo da pessoa da modelo e de sua personalidade e, finalmente, o grave problema do chamado trabalho escravo na indústria da moda.

Além disso, a obra se dirige àqueles que têm necessidade de encontrar novos campos de trabalho, sejam advogados, estudantes, profissionais de moda ou até mesmo para os que, por si só, gostariam de investigar essa nova área.

Vale ressaltar que o Direito da Moda, com sua característica interdisciplinar, já se firmou como uma área relevante dos estudos jurídicos. Nascido nos EUA, no início da primeira década deste século XXI, sob o nome de Fashion Law, visava inicialmente discutir a proteção ao trabalho dos estilistas.

O universo da Moda e sua indústria, com sua importância econômica e sua complexidade como fenômeno sociocultural, impulsionaram as discussões para outras esferas que não apenas o design de marcas, alcançando questões de contratação e defesa da imagem de modelos e até mesmo o grave problema do trabalho escravo.

Valquíria Sabóia é advogada especialista em Direito da Moda, editora do blog Fashion Law VS e presidente do Instituto Brasileiro de Arte, Direito e Moda (IBRADIM). Pós-graduada em Direito Civil, com enfoque em Direito da Moda, foi coordenadora executiva da Comissão de Direito da Moda da OAB-SP, pesquisadora do Grupo de Estudos em Fashion Law da USP/RP e coorganizadora do Circuito de Moda e Arte em São Paulo. Integrante da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), atua como avaliadora da Comissão de Modelos do SATED/SP e é professora de Fashion Law da Agência FWM.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -