- Publicidade -

“20 em 2020” apresenta os artistas da América Latina para próxima década

Publicado em:

Livro destaca a obra de 20 artistas latino-americanos por meio de suas pesquisas.

A dupla, Fernando Ticoulat e João Paulo Siqueira Lopes, fundadores da Art Consulting Tool, imergiu em uma ampla pesquisa curatorial cujo resultado pode ser visto pelo público no livro inédito “20 em 2020, Os artistas da próxima década: América Latina”.

20 em 2020A publicação, que terá distribuição nacional a partir de fevereiro, conta com análises de 14 críticos e curadores de diversas nacionalidades e pesquisas, entre os quais o cubano Gerardo Mosquera, que assina o texto introdutório do livro.

“20 em 2020” destaca a obra de 20 artistas latino-americanos e, mais além, de artistas que se relacionam com o continente por meio de suas pesquisas. São nomes como os colombianos Iván Argote e Gala Porras-Kim, o venezuelano Sheroanawe Hakihiiwe, os brasileiros Adriano Amaral, Dalton Paula, Jota Mombaça e Yuli Yamagata, as mexicanas Frieda Toranzo Jaeger, Pia Camil e Tania Pérez Córdova, a francesa Tabita Rezaire, os argentinos Ad Minoliti e Gabriel Chaile, a kuwaitiana Alia Farid, entre outros.

“Os 20 artistas emergentes, cuidadosamente selecionados pelos editores, proclamam a escandalosa diversidade da arte contemporânea da América Latina e rechaçam qualquer tipo de exercício totalizante. (…) Os artistas aqui apresentados nos dão um panorama abrangente de tendências, poéticas, lugares, dinâmicas, risos, obsessões, sensibilidades, ações, reações, desprendimentos, ataques… Enfim, de todo o caleidoscópio da arte que consideramos latino-americana devido ao seu âmbito geográfico ou por afinidades históricas, culturais e linguísticas compartilhadas”, reflete Gerardo Mosquera na introdução do livro.

A questão fundamental e premissa da pesquisa recaiu menos sobre os artistas e mais sobre a pergunta “O que é a América Latina?”, e se haveria nela uma unidade estética e cultural. “Qual recorte mais adequado para entender este vasto continente? (…) Será que podemos falar de uma voz artística da América Latina?”, indaga Fernando Ticoulat no texto de apresentação da publicação. “Longe de querer interpretar o outro, este livro procura sustentar dissidências, realçar a periferia e sugerir imaginários variáveis. (…) O que fica claro a partir de nossa pesquisa é a resistência oferecida pelos artistas latino-americanos, cada um com suas poéticas e sensibilidades, sem panfletagem. Resistência contra a homogeneização e comodificação de nossas almas, ritos e mitos. Resistência ao enquadramento raso de clichês antigos, contra qualquer estereotipização”, afirma.

Com textos em português, inglês e espanhol, “20 em 2020” compila análises individuais sobre a produção de cada artista, além disso, apresenta seus currículos, imagens de obras e vistas de exposições.

Aliás, no dia 26 de janeiro, às 12h, a Art Consulting Tool promove um bate-papo no Zoom entre Fernando Ticoulat e Gerardo Mosquera, mediado por João Paulo Siqueira Lopes. Juntos, eles debatem sobre a produção artística da América Latina e suas perspectivas futuras.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -