- Publicidade -

AquaRio apresenta o Projeto “Ilhas do Rio” que promove biodiversidade

Publicado em:

Projeto atua em mais duas frentes: educação ambiental e mobilização social.

A partir do dia 20 de janeiro até 12 de março, o AquaRio apresenta o Projeto “Ilhas do Rio” que promove uma mostra com fotos e vídeos trazendo imagens inéditas e exclusivas sobre a “Biodiversidade do Monumento Natural das Ilhas Cagarras” (MONA Cagarras).

O intuito é mostrar para o público a fauna e a flora da 1ª Unidade de Conservação marinha de proteção integral da cidade do Rio de Janeiro, distante apenas 5km da orla de Ipanema. O acervo, aliás, conta com cerca de 60 imagens tiradas durante o trabalho de campo dos pesquisadores e colaboradores do Projeto Ilhas do Rio, que desde 2011 vem fazendo um levantamento minucioso de animais e plantas que habitam a região, formada por quatro ilhas – Ilhas Cagarra, Redonda, Comprida e das Palmas – e duas ilhotas – Filhote da Cagarra e Filhote da Redonda.

“Apesar da pandemia, conseguimos dar continuidade às atividades do Projeto. Agora, vamos enfrentar o desafio de mostrar ao público a rica biodiversidade das Ilhas do Rio, de forma segura, seguindo todos os protocolos de proteção da OMS,” comenta Clerio Aguiar, coordenador geral do Ilhas do Rio.

Através dos registros é possível observar detalhes de espécies raras ou até mesmo ameaçadas de extinção e conferir cliques de ilustres visitantes das ilhas como baleias, tartarugas e golfinhos. É lá também que mais de 5 mil fragatas fazem seus ninhos e criam seus filhotes, número que coloca a Ilha Redonda como um dos maiores ninhais de fragatas do Atlântico Sul. Suas florestas guardam remanescentes da Mata Atlântica, onde o projeto já registrou mais de 150 espécies de árvores a ervas. E suas águas são também refúgio para peixes recifais, corais, algas e esponjas de relevante importância econômica e científica.

Além disso, alguns deles poderão ser vistos ao vivo nos tanques do AquaRio. É o caso da moréia-verde, do cavalo-marinho, da raia-viola-de-cara-curta, do tubarão-lixa e do peixe-morcego. Além de invertebrados famosos, como o coral-cérebro, que desempenha papel importante na construção dos ambientes recifais, estrelas-do-mar e o ouriço-de-espinho-longo.

Através de um QR Code, os visitantes serão direcionados ao site do projeto onde poderão ter mais informações de cada uma dessas espécies encontradas no MONA Cagarras. “Essa exposição tem o objetivo de conscientizar o público sobre a importância de conservar a biodiversidade marinha do litoral de nossa cidade, que está tão perto de nós”, diz Patrícia Rocha, bióloga educadora do AquaRio.

E quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Ilhas do Rio poderá conferir uma seleção de curtas que apresentam as principais linhas de pesquisas realizadas pelo projeto ao longo da última década, entre elas, duas iniciadas em 2020: tartarugas marinhas e mamíferos terrestres. Além destas, também serão apresentadas as faunas bentônica e de peixes, baleias e golfinhos e o processo de reflorestamento da Ilha Comprida, que visa retirar o capim colonião com o replantio da flora nativa. Outro destaque são as aves marinhas encontradas nas ilhas, que abrigam importantes ninhais de fragatas e atobás-marrons.

Além da pesquisa científica, o Projeto Ilhas do Rio, realizado pelo Instituto Mar Adentro, com patrocínio da Associação IEP e JGP, e curadoria técnica do WWF-Brasil, atua em mais duas frentes: educação ambiental e mobilização social.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -