- Publicidade -

Atravessa a Vida, documentário de João Jardim, pauta a vida de alunos prestes a fazer o ENEM

Publicado em:

Para milhões de jovens em todo território brasileiro, o ENEM é o teste mais importante de suas vidas. O documentário de João Jardim, Atravessa a Vida faz um retrato de alunos do terceiro ano do Ensino Médio do estado do Sergipe já na reta final do ENEM, e ainda assim tendo que lidar com todos os problemas sociais e famílias que permeiam suas vidas. Como se já não fosse estresse o suficiente, seu colégio está passando por um grande e barulhenta reforma.

O documentário parece começar de forma muito despretensiosa, com uma aula de filosofia sobre esperança, que vai ser pautada de várias e várias formas ao longo do filme. Com o avanço da obra, os alunos vão pautando suas opiniões através das aulas, criando um retrato de sua geração. Legalização do aborto, pena de morte, suicídio, depressão, pressão para obter sucesso, abandono familiar, são uns dos vários temas pautados nas vozes dos jovens.

João Jardim comanda a direção e o roteiro, além disso, faz algumas entrevistas de formas indiretas. Aliás, nem sempre ele põe em câmera as pessoas falando sobre seus caso, ou fica ouvindo conversas a distância. Certamente, esse bom senso e sensibilidade da direção auxilia o apelo que já existe no tema.

A multiplicidade de pautas e bandeiras levantadas pelo documentário acaba causando certa superficialidade, já que ele não escolhe algo para ir a fundo. Entretanto o tema do filme não é sobre vida escolar, ele é sobre esperança. Esperança que transborda de adolescentes vivendo situações complicadas, esperança que contagia o seus professores. O corpo docente do Colégio Milton Durtas é outro personagem fantástico nesta obra.

A profissão de professor, infelizmente, é extremamente desrespeitada no Brasil, e tem sido pior desde a eleição de 2018. O professor tem sido alvo de ataques políticos e ocupado um espaço de vilão que corrompe a mente de jovens inocentes. O documentário de João Jardim revela a verdade sobre o que é um bom professor, que é amado e respeitado pelos alunos e o que é um mau professor, que abandona sua turma. Tudo isso mostrado com muita sutileza e tato. Um dos exemplos mais emocionantes do colégio é a diretora Daniela, que além de diretora ocupa também o papel de coordenadora, conselheira e mestre de obras durante a reforma. Em uma das cenas mais emocionantes, ela chora com uma aluna que está tendo problemas familiares.

Como dito, Atravessa a Vida é um lindo documentário sobre esperança. E sua mensagem mais forte é que a única esperança do Brasil reside na educação.

 

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -