Registros fotográficos sobre o cotidiano do trabalho na cafeicultura brasileira são resgatados no documentário inédito Ao Aroma do Café (2018), produção do Instituto Câmara Clara que a TV Brasil estreia neste sábado (23), às 22h, na faixa DOC Especial. O filme, com classificação livre, fica disponível também no aplicativo TV Brasil Play.

Em formato média-metragem, o filme traça um panorama sobre a cultura do café no país. Ao Aroma do Café apresenta fotografias feitas pelo agrônomo Armínio Kaiser no período de 1954 a 1970 com destaque para São Paulo e Paraná, estados onde trabalhou pelo Instituto Brasileiro do Café.

Aliás, quais os segredos latentes nas imagens registrada por Armínio Kaiser? Durante mais de cinquenta anos, milhares de fotografias realizadas pelo agrônomo permaneceram guardadas, à espera, em antigas latas de biscoito.

A luz e o ar foram capazes de corroer o ferro, mas não os sais de prata. Fotografadas em sua maioria entre 1954 e 1970, as imagens retratam o cotidiano do trabalho na cafeicultura brasileira principalmente nos estados de São Paulo e Paraná, onde Armínio Kaiser atuou como agrônomo pelo extinto órgão federal, mas também na Bahia, em Minas Gerais e Santa Catarina.

 Além disso, durante o documentário em cartaz na programação da emissora pública, historiadores, antropólogos, agrônomos, trabalhadores do café e familiares de Armínio Kaiser dão vida às fotografias que revelam o perfil de uma época.

Ao Aroma do Café  traz, surpreendentemente, depoimentos do próprio Armínio Kaiser em diversos momentos para os realizadores. Ele conta curiosidades e recorda histórias sobre a cafeicultura. A produção é dedicada ao agrônomo que faleceu em 2014, com quase 90 anos de idade.

Sob a sonoridade da viola caipira o olhar percorre os trilhos do tempo: dos terreiros da memória às areias movediças da história. Olhares, vozes e sentidos em torno de quadros silenciosos que permanecem à espreita, a provocar antigos sentimentos e novos questionamentos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here