- Publicidade -

“Darwin – Origens & Evolução” faz imersão nos primórdios da ciência moderna

Publicado em:

A exposição “Darwin – Origens & Evolução” migra para o mundo digital, convidando o público para uma experiência virtual e interativa inédita. O novo formato foi totalmente desenhado para proporcionar uma viagem imersiva ao mundo do naturalista inglês Charles Darwin e suas descobertas que revolucionaram a ciência. Aliás, a exposição, que será lançada no dia 25 de fevereiro e poderá ser acessada pelo site www.mostradarwin.com.br .

Durante os dois meses que permaneceu em cartaz em 2019 no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a mostra “Darwin – Origens & Evolução” recebeu mais de 33 mil visitantes e foi sucesso de público e de crítica. Agora, em sua versão virtual, “Darwin – Origens & Evolução” ganha interface amigável, navegação intuitiva e jogos educativos, como intuito de oferecer uma jornada de conhecimento e diversão para públicos de todas as idades.

Personagens, fatos históricos, curiosidades e releituras artísticas da famosa teoria dão a tônica dos conteúdos da exposição, que propõe um diálogo entre arte e ciência – promovendo reflexão e conhecimento sobre um dos grandes marcos da ciência moderna, a Teoria da Evolução das Espécies.

A mostra virtual conta com cerca de 300 peças, entre obras de arte, imagens, jogos, animações e documentos que propõem um mergulho pela trajetória da ciência antes, durante e depois das descobertas de Darwin. Elementos de pesquisas e viagens do naturalista, incluindo sua passagem pelo Brasil a bordo do navio Beagle, são apresentados de forma lúdica e criativa. Aliás, a viagem virtual ganhou ainda trilha sonora original, composta pelo músico e antropólogo Felipe Barros especialmente para a experiência virtual da mostra.

“Estamos propondo uma experiência totalmente nova, que vai surpreender mesmo quem teve a oportunidade de visitar a mostra no Rio de Janeiro”, instiga o diretor artístico e curador da exposição, Diogo Rezende. “Não é a simples transposição de conteúdos da exposição física para o mundo virtual. Trouxemos elementos em vídeo, áudio e jogos que convidam a uma imersão no mundo de Darwin”.

Além do acervo científico, “Darwin – Origens & Evolução” apresenta seis obras de artistas contemporâneos em ascensão na cena das artes visuais, em uma inusitada e produtiva conversa entre arte e ciência. Um dos destaques são os dioramas animados que apresentam cenas da pré-história e fósseis de animais que habitaram o Brasil há milhões de anos.

A exposição contou com a parceria de acervo e pesquisa das principais instituições científicas e culturais do Rio de Janeiro em um esforço conjunto para proporcionar ao público uma experiência única que une arte, ciência, conhecimento e diversão. A visita completa à exposição dura, certamente, entre uma hora e uma hora e meia e o convite da curadoria é que o programa seja colocado na agenda e feito com calma.

Serviço
Exposição virtual Darwin – Origens e Evolução
Lançamento do site: Dia 25 de fevereiro de 2021
Livre para todos os públicos
Grátis

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -