- Publicidade -

Museu Republicano presta homenagem a Miguelzinho Dutra

Publicado em:

Como parte das comemorações pelos 411 anos de Itu (a cidade faz aniversário em 2 de fevereiro), durante todo este mês o Museu Republicano “Convenção de Itu” está fazendo uma homenagem ao pintor Miguel Arcanjo Benício de Assumpção Dutra, mais conhecido por Miguelzinho Dutra (1812-1875), em suas redes sociais.

O MRCI tem postado imagens de aquarelas do artista que fazem parte do seu acervo, consideradas uma das mais importantes fontes de documentação iconográfica do estado de São Paulo do Século 19. “Ele é o responsável pelos registros mais antigos de Itu, que ajudam a contar parte da história da cidade e do Brasil”, diz a supervisora do MRCI, Maria Aparecida de Menezes Borrego.

Miguelzinho Dutra
Acervo MRCI/USP.

Uma das aquarelas que compõe a homenagem feita ao artista nas redes sociais está a obra de 1841 que retrata a Igreja do Senhor do Bom Jesus, que figurou nos postais mais antigos da cidade.

Fechado para visitação desde março de 2020 devido à pandemia, o público pode conferir as exposições do MRCI de forma on-line. A plataforma oferece recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva, recursos de audiodescrição e também descrição do conteúdo em espanhol e inglês.

O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -