- Publicidade -

Karine Koerich Busch Lobe lança “Propósito Azul: uma história sobre autismo”

Publicado em:

Foto: Susana Pabst

Uma a cada 54 crianças possui Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), de acordo com dados de 2020 do Centro de Controle de Doenças e Prevenção do governo dos EUA (CDC), usados como base no Brasil. Karine Koerich Busch Lobe, 43, mais conhecida como Kaká do Autistólogos, não poderia imaginar que seu filho Matheus, um carismático bebê de covinhas, então com 1 ano e 9 meses, pudesse estar neste grupo. Ela também não tinha ideia que o medo e o pavor sentidos diante do diagnóstico se transformariam em seu propósito: ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA e seus familiares no Brasil.

Divulgando informações científicas de especialistas renomados no assunto no Brasil e nos EUA – que se tornaram seus parceiros – e compartilhando as suas vivências, Karine Koerich Busch Lobe se tornou referência. Com a pandemia, a autora do livro de ficção “Propósito Azul: uma história sobre autismo”, faz um alerta e dá caminhos para que o desenvolvimento das crianças com TEA não seja prejudicado:

“Neste período crianças com autismo acabaram ficando sem tratamento e isso é gravíssimo, pois quanto antes agirmos, melhores são os resultados. Amanhã o cérebro da criança não terá a mesma capacidade de hoje de aprender, portanto, a falta dos estímulos adequados pode afetar o futuro. Com o Matheus, no início, eu mesma aplicava as terapias, com o programa criado pela mestre em ABA – Análise do comportamento aplicada (Applied behavior analysis), Mayra Gaiato, que me ensinava o que fazer e como fazer, e que monitorava o tratamento. Aliás, essa é a recomendação da Organização Mundial de Saúde: a terapia comportamental (ABA) e o treinamento de pai”, conta Kaká.

Há cursos online acessíveis e de qualidade. A mãe de Matheus indica os da Mayra Gaiato (https://institutosingular.org), que foi quem tornou possível a superação de seu filho. Além disso, em seu site (em FAÇA SEU ROTEIRO) há um guia gratuito para a família criar um programa de estímulos individual para o seu filho e colocar em prática, sem perder esse precioso período de desenvolvimento da criança com TEA.

A história de Kaká e Matheus

Advogada especialista em direito contratual e constitucional, ela passou a se dedicar ao desenvolvimento do filho assim que recebeu o diagnóstico e conseguiu algo raro, possível em média de 3% a 5% dos casos: dar a Matheus as condições de sair do espectro autista, que alcançou a conquista após dois anos de tratamento intenso.

Criadora da conta Austistólogos no Instagram (@austistologos_autismo), com 99 mil seguidores, do site que leva o mesmo nome (https://www.autistologos.com) e autora do livro “Propósito Azul – uma história sobre autismo”, que escreveu junto com o marido, André Luiz Lobe – entre outras atividades importantes sobre a divulgação do TEA – ela tem certeza que a intervenção precoce é fundamental.

Sua experiência é abalizada por profissionais que são referência nacional e internacional e que, inclusive, estão no livro da autora, que tem prefácio de Marcos Mion:

“Cada criança responde de forma diferente ao tratamento, mas podemos afirmar com certeza que, com uma intervenção precoce, intensiva e de qualidade, as chances de melhora nos sintomas do Autismo são realmente muito significativas e permite que as pessoas com TEA tenham uma vida funcional e independente, com raras exceções”, afirma Kaká.

Sobre “Propósito Azul: Uma história sobre autismo”:

O livro conta a história fictícia de Rafaela, mãe de Felipe, e sua busca por tratamento e qualidade de vida para o menino. Baseado em experiências vividas por famílias de crianças com TEA, o livro intercala dados científicos e explicações de um time de referência nacional e internacional de especialistas da área, mostrando o passo a passo dos tratamentos e etapas do desenvolvimento.

Escrito de forma acessível em formato de best-sellers de administração, o livro prende o leitor facilmente para atingir o objetivo de levar informação, sem deixar de lado o enredo da vida de Rafaela.

Com prefácio de Marcos Mion e de Mayara Gaiato – uma das mais respeitadas especialistas no Brasil – e com a colaboração de mais nove profissionais de ponta, toda a renda de “Propósito Azul – uma história sobre autismo” é revertida para a causa.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -