- Publicidade -

“Meu Mundo É” foi inspirado foi em asilos do Rio de Janeiro

Publicado em:

Inspirado em visitas presenciais e virtuais realizadas, durante quatro anos, em asilos do Rio de Janeiro, o espetáculo “Meu Mundo É” acontece nesse final de semana, dias 27 e 28 de março, às 19h, no Youtube.

 A peça baseia sua dramaturgia na experiência do convívio de palhaços especializados no trabalho com idosos residentes de instituições de longa permanência. A vivência foi registrada nos relatórios produzidos semanalmente pelo projeto O Presente Encontro. A montagem contará também com uma versão acessível com recursos de legendas e de áudio-descrição.

“Meu Mundo É” vai abordar temas pertinentes à velhice, tais como: a solidão, a sexualidade, a demência, a morte, a infantilização do idoso; a desvalorização dos saberes e experiências acumulados por eles; a perda de autonomia e as limitações físicas; o envelhecimento saudável e os princípios da longevidade; entre outros. A Montagem, que acontece inspirada nas visitas no período de 2016 a 2020, reúne as linguagens do teatro, da palhaçaria, da contação de histórias, da música e do audiovisual.

O projeto foi selecionado pelo prêmio “Projetos de Fomento à todas as Artes”, através dos recursos e fundamentado na Lei Emergencial nº 14.017, de 29 de junho de 2020.

O Presente Encontro é um projeto de visitas continuadas realizadas por palhaços – especializados no trabalho com idosos – em asilos do Rio de Janeiro, levando, através da palhaçaria, atenção, conexão e empatia para um público, por vezes debilitado física e cognitivamente e muitos, em estado de depressão. Um trabalho calcado no lúdico e ancorado pelos seus resultados práticos e que desde a pandemia sofreu mudanças, sem perder o foco.

Hoje, o grupo realiza visitas “virtuais”. Para não interromper o trabalho que vinha sendo realizado com sucesso nos asilos, o projeto ganhou “Novas Presenças” e foi criada a ação Ó, O CORREIO! Um ator vestido de carteiro devidamente paramentado com máscara descartável, face shield, spray de álcool 70, figurino higienizado chega à instituição levando um tablet como correspondência e faz uma chamada de vídeo para o idoso. Do outro lado da linha, uma palhaça ou um palhaço fazem a conexão e estão preparados para jogos relacionais que buscam trabalhar o riso, a leveza, a presença, as memórias, o prazer. O resultado dos encontros onlines está surpreendendo a equipe, que constata um retorno positivo dos internos.

“Meu Mundo É” foi inspirado nas visitas presenciais e virtuais realizadas em asilos de 2016 a 2020. O espetáculo reúne as linguagens do teatro, da palhaçaria, da contação de histórias, da música e do audiovisual.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -