- Publicidade -

13ª edição MacacuCine terá versão on-line, em virtude do Covid-19

Publicado em:

Durante 12 anos, o Festival Internacional de Cinema MacacuCine apresentou filmes gratuitamente em plena Praça Manoel Diz Martinez da cidade de Cachoeiras de Macacu, na região serrana do Rio de Janeiro. Este ano, o evento teve que ser on-line por conta da pandemia da Covid-19. Assim, a 13ª edição do festival será totalmente virtual, de 13 a 19 de abril.

Transformar um festival regional em um evento online tem seus desafios, mas também suas grandes vantagens: diversas portas se abriram para parcerias internacionais, levando o MacacuCine para outras partes do mundo e, também, trazendo ao público iniciativas estrangeiras que possuam premissas parecidas. “Esse intercâmbio é extremamente necessário e positivo, pois contribui para a reflexão sobre o tema e para a elaboração de propostas com o intuito de potencializar o uso do audiovisual como ferramenta de educação.”, conta Filipe Gonçalves, realizador do projeto.

Graças a esse intercâmbio, o festival apresentará quatro mostras internacionais. A “Mostra Os Filhos de Lumière” conta com a exibição de filmes feitos pelo projeto “Cinema 100 Anos de Juventude”, ligado à associação cultural Os Filhos de Lumière, de Portugal; a “Mostra A Bao A Qu”, da Espanha, trará filmes do projeto “Cine em Curso” – um programa que visa aproximar crianças e jovens da arte cinematográfica; a “Mostra Ojo Al Piojo”, da Argentina, com filmes do Festival Internacional de Cinema Infantil que promove a difusão de curtas-metragens infantis realizados por crianças, jovens e adultos; a também argentina “Mostra No Nos Quedamos Cortos”, um projeto da Escola Primária Integral da cidade de Rosário; do Uruguai, a “Mostra Nox Film Fest”, com filmes do Festival Internacional de Cinema de Terror e Fantasia de Salto; entre outras ainda a confirmar.

Além das Mostras internacionais, o MacacuCine também apresentará três mostras competitivas em três categorias: Curtas Escolares, Curtas Universitários e Micro-Curtas. Este ano, eles receberam mais de 270 inscrições vindas de 18 Estados brasileiros, um recorde para o festival. “O número de inscrições nos surpreendeu positivamente, e nos mostrou que, apesar dos desafios do distanciamento físico, o formato online tem muito o que nos acrescentar”, ressalta Marina Espogeiro, outra realizadora do projeto.

Em breve, o MacacuCine irá lançar a programação completa em seu website: www.macacucine.com.br, que também será a plataforma de exibição dos filmes durante o evento.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -