- Publicidade -

Casa das Rosas apresenta mostra virtual de poemas animados para Augusto de Campos

Publicado em:

A partir do dia 15 de abril, a Casa das Rosas inaugura sua nova exposição virtual intitulada “Clip-poemas para Augusto de Campos” uma homenagem ao 90º aniversário do aniversário do poeta que continua sendo celebrado com esta exposição.

Composta por 10 poemas animados, realizados por poetas como Ana Aly, Anderson Gomes, André Vallias, Arthur Lungov, Daniel Minchoni, Guilherme Gontijo Flores e Daniel Kondo, Gil Jorge, Julio Mendonça, Lucio Agra e Patrícia Lino, a exposição será apresentada no Instagram da Casa das Rosas com duas publicações de vídeo por semana.

Além de apresentar os trabalhos de poetas contemporâneos, a intenção da mostra é homenagear Augusto de Campos. Também conhecido no Instagram como Poetamenos, dedicou uma parte importante da sua carreira no desenvolvimento da poesia “verbivocovisual”, expressão colhida do escritor James Joyce, que consiste em explorar a poesia em sua dimensão semântica, sonora e visual. Aliás, um dos primeiros exemplos deste tipo de trabalho poético é a série de poemas “Poetamenos”, de 1952. Além disso, em sua obra, Augusto investiga diversos formatos e suportes, que incluem painéis eletrônicos, holografias e animações digitais, como acontece com os clip-poemas.

“Augusto de Campos é um poeta cuja obra sempre refletiu – quando não antecipou – as transformações técnicas na linguagem introduzidas pelos novos meios tecnológicos. Uma das mais importantes antecipações de Augusto foram os Clip-poemas, que ele começou a realizar nos anos 90 e que são vídeos com palavras em animação gráfica digital, muitas vezes associadas a gravações sonoras. Esta mostra reúne alguns clip-poemas ou poemas animados criados por outros poetas em homenagem a Augusto”, afirma Julio Mendonça, coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas e um dos poetas da mostra.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -