- Publicidade -

“Colóquio com Personagens I” utiliza das máscaras, de forma realista

Publicado em:

Colóquio dos personagens I
print

Com mais de 150 anos de seu nascimento, a obra de Pirandello continua a nos colocar em cheque sobre um tema cada vez menos abordado: a humanística. As teorias humanistas centram o seu estudo na particularidade de cada ser humano, na complexidade e singularidade de cada pessoa, nos seus motivos e interesses. O foco desta abordagem não está no ensino em si mesmo, mas na aprendizagem numa perspectiva de desenvolvimento da pessoa humana.

Nesta obra em particular, “Colóquio com Personagens I”, o que chama a atenção é a questão da abordagem da autocensura na criação, mais particularmente a voz do autor em relação às suas criaturas-personagens, por respeito a um momento particular da sua vida pessoal, que envolve a reflexão sobre a guerra em que a Itália estava comprometida.

Pirandello se permite fazer uma divisão entre seu eu e os seus outros eus que ganham vida como interlocutores de si mesmo. Há neste Colóquio a intenção de calar suas vozes criativas em detrimento de um momento trágico onde não é possível colocar a arte em primeiro plano. Aliás, a personagem usando de sua autonomia cria um discurso metafórico desmontando a ideia de separação do autor e faz uma ode à liberdade de criação artística.

Este monólogo ganha múltiplas representatividades, na medida em que a atriz Flávia Bertinelli se utiliza das máscaras, elemento cênico usado como recurso para realizar o diálogo entre autor e personagem, multiplicando as várias possibilidades de vozes propostas pela dramaturgia.

A construção da encenação em “Colóquio com Personagens I”, se deu a partir do espaço utilizado na casa da atriz que possibilitou ressignificar um cômodo do ambiente doméstico. Tudo é construído de forma realista aproveitando os objetos já existentes, apenas deixando para a interpretação e para a imaginação criarem uma atmosfera para além das 4 paredes.

Serviço:
Temporada: Dias 16, 17 e 18 | 23, 24 e 25 de abril às 20h – exibição online + bate-papo
workshop de máscaras ministrado por Flávia Bertinelli – 24 de abril às 15h
Duração: 30 minutos
Classificação etária: livre
Transmissão pelo YouTube

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -