- Publicidade -

Dia Mundial de Conscientização do Autismo no CCBB Educativo

Publicado em:

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02/04 (sexta-feira), quatro educadores do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação realizam, às 14h, uma conversa online sobre educação museal a partir de questões ligadas a acessibilidade, neurodiversidade e arte-educação. O bate-papo vai abordar como a mediação em artes visuais pode contribuir para a inclusão e acesso de pessoas com transtorno do espectro do autismo.

Na quinta-feira, dia 01/04, às 19h, o curso para professores e educadores Transversalidades terá como tema “Pandemia e as fronteiras Eu-Outro: reflexões a partir do transtorno do espectro do autismo (TEA)”. Neste encontro, Maria Luísa Magalhães Nogueira, professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, psicóloga, com mestrado e doutorado pela UFMG, propõe uma reflexão sobre como a pandemia atual pode proporcionar maior compreensão e empatia sobre restrições sociocomunicativas.

“Busco arrevesar o olhar neurotípico e colocá-lo sob a mirada da perspectiva da neurodiversidade”, explica a especialista, que também é mãe de um menino com TEA. “A partir do modelo social da deficiência, do movimento da neurodiversidade e de contribuições advindas de leituras antropológicas sobre TEA, tentamos nos situar na fronteira neurotípicos/neurodiversos, como espaço de encontro mútuo, e não apenas produzido pelo esforço constante que os autistas teriam que empreender para conseguirem se expressar. Pensar a fronteira como ponte, como interface e como convite”.

A programação de abril traz também outras atividades e conteúdos online que podem ser acessados e ter a participação do público de qualquer lugar do Brasil. As atividades são destinadas às crianças e famílias, artistas, comunidade escolar e público interessado. O CCBB Educativo também possui um acervo disponível com todos os conteúdos da programação online, tais como Lugar de Criação, Múltiplo Ancestral, pílulas, relatos, todos os Transversalidades. Para acessar o acervo completo, clique aqui

Para mais informações e inscrições para as atividades, acesse o site do CCBB Educativo.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -