- Publicidade -

Mostra sobre o teatrólogo Martim Gonçalves terá masterclass

Publicado em:

O pernambucano Eros Martins Gonçalves Pereira (1919-1973) foi um dos grandes nomes do teatro brasileiro, cenógrafo, pintor, ilustrador, desenhista, escritor, professor e diretor teatral, foi co-fundador do Tablado, no Rio de Janeiro, ao lado de Maria Clara Machado, e criador da Escola de Teatro da Universidade da Bahia. Também marcou época com as aulas de interpretação no MAM RJ e de indumentária histórica na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio, fora a incursão como crítico de teatro do jornal O Globo.

Toda essa vida dedicada aos palcos é preservada pelo Instituto Martim Gonçalves, que tem acervo de mais de 30 mil documentos resgatados em viagens em dez países. E, agora, boa parte dessa história será exibida numa exposição virtual no canal do YouTube e no dia 8 de abril, às 20h, no Instagram do Instituto com a masterclass “Teatro Infantil e a Escola da Criança do MAM na Bahia”, projeto que ele capitaneou com a arquiteta Lina Bo Bardi.

“Nós do Instituto Martim Gonçalves somos um acervo/escola/produtora. Promovemos aulas e produtos artísticos. Já montamos diversos espetáculos, leituras dramáticas com o arquivo de Martim. Apoiamos, com documentação, pesquisas de mestrado, doutorado, produtos estéticos e matérias jornalísticas”, enumera Jussilene Santana, diretora do Instituto.

E novos projetos já estão sendo desenvolvidos. A partir de maio de 2021 será reativada a série de entrevistas Arquivo-vivo, com artistas, alunos e pesquisadores de peso, falando sobre Cultura Brasileira. Em 2020 já foram entrevistados Jean Wyllys, Márcia Tiburi, Ivana Bentes, Débora Oelsner e Roger Xavier. Jussilene também prepara o monólogo Hipátia, com direção de Elisa Mendes e texto de Luciana Lyra. Todo esse trabalho acontece graças à Lei Aldir Blanc, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Serviço:
Aulão e exposição, a partir de 8 de abril, 20h
https://www.instagram.com/institutomartimgoncalves
Exposição:
https://www.youtube.com/institutomartimgoncalves

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -