- Publicidade -

O Homem nas Trevas: Filme evita estereótipos de gênero terror

Publicado em:

Protagonizado por Dylan Minnette, Jane Levy, Stephen Lang e Daniel Zovatto, O Homem nas Trevas, lançado em 2016, conta a história de três jovens que “ganham a vida” fazendo pequenos roubos. Eles acham a oportunidade perfeita quando encontram a casa de um militar aposentado, que perdeu a visão na guerra e a única filha num acidente de carro, o que o acabou lhe dando um bom dinheiro de indenização. Obviamente, o assalto acaba sendo bem mais difícil do que eles esperavam e os três se descobrem diante da morte dentro da velha casa.

Existe uma grande dificuldade de fãs do gênero do horror de encontrarem filmes de boa qualidade, porque apesar da quantidade de filmes que Hollywood exporta, a maioria acaba caindo em clichês muito batidos, os quais o público já está acostumado e visivelmente cansado. Felizmente, esse não é o caso de O homem nas trevas. O filme utiliza sim de muitas regras do gênero do horror para criar ambientação, que até parece um pouco exagerado no começo, como a música tensa em momentos de aparente descontração. Porém, isso acaba, no fim, se revelando como uma grande construção de tensão, que só vai aumentando conforme os personagens entram em perigo.

Além disso, é evidente que o filme evita estereótipos de gênero que são comuns em filmes de horror e, principalmente, comuns em filmes slashers. Aliás, a maioria desses filmes trata as mulheres como monstruosas, as que merecem morrer no começo do filme, ou totalmente santificadas, as “certinhas” que sobrevivem no final. Aqui, temos uma mulher só, que não é santa, nem monstro, viveu (e vive) uma vida difícil e acaba dependendo desses roubos para sobreviver. O filme humaniza a personagem, a concede um motivo real para buscar a sobrevivência, e não apenas entrega morte ou vida a personagens estereotipados e óbvios.

Além da tensão e da construção de personagens, o filme também entrega plot twists e uns jumpscares bem feitos ao longo de sua narrativa. Pra quem procura um bom filme de terror, O homem nas trevas com certeza é uma ótima escolha. O filme já está disponível no catálogo da Netflix.

 

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -