- Publicidade -

‘Um Autorretrato Cubano’, de José Alberto Figueroa, chega ao RJ

Publicado em:

Sucesso em São Paulo e na capital federal, a exposição ‘Um Autorretrato Cubano’, de José Alberto Figueroa chega ao Rio em formato inédito para temporada on-line e gratuita a partir de 1° de abril. O fotógrafo cubano é considerado um dos precursores da fotografia conceitual.

A mostra será exibida até 02 de maio através do site do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, onde ficará hospedada. “O mundo virtual e os eventos on-line trouxeram consigo um grande benefício e permitiram um maior alcance da arte”, comenta Cristina Figueroa, curadora do evento, crítica de arte (Estudio Figueroa – Vives, Havana) e filha de José.

A exposição apresenta, por meio das fotografias, um olhar para o povo cubano e para as transformações sociais que mobilizaram o país durante as últimas cinco décadas. “Cuba vive atualmente uma situação política e econômica complexa. Meu trabalho de tantos anos talvez nos ajude a refletir nossa história e aproximar um público internacional da realidade cubana”, comenta o fotógrafo, que completa 75 anos de idade e carrega mais de 50 anos de carreira.

“Pareceu-nos importante gerar uma exposição organizada por percursos temáticos e cronológicos que permitissem ao visitante criar a sua própria narração e pontos de vista sobre o nosso país. Interessa-nos que os brasileiros tenham acesso a um testemunho vivo e sobretudo autêntico. Se ao final da visita o espectador vier com mais perguntas do que respostas, então nosso trabalho terá sido um sucesso”, pontua Cristina. O projeto ainda contará com uma série de lives relacionadas à exposição. As datas ainda serão divulgadas. A mostra é produzida pela LP Artes Soluções Culturais e ficará disponível em tempo integral até 02 de Maio.

Completando 115 anos desde que foram estabelecidas relações diplomáticas entre Brasil e Cuba, a exposição reúne 69 fotografias, que vão desde a década de 60 até os dias atuais. “Figueroa sempre esteve intimamente ligado à história da fotografia brasileira. Do ponto de vista histórico e documental, seu trabalho tem muitos pontos de contato com outros fotógrafos brasileiros contemporâneos como Walter Firmo, Nair Benedito, Juca Martins, entre outros”, comenta a curadora, que vê a exposição como uma oportunidade de mostrar ao público pela primeira vez a visão sem preconceitos do artista – testemunha ocular, por mais de 50 anos, da realidade e da vida de seu país.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -