- Publicidade -

Exposição virtual gratuita reúne obras sobre os 150 anos da Comuna de Paris

Publicado em:

Há quase 150 anos, em 28 de maio de 1871, acabava o primeiro governo popular da história, a Comuna de Paris. À época, operários franceses escolhidos por meio do sufrágio universal organizaram um governo provisório, após a queda do imperador Napoleão III, com o objetivo de realizar reformas e reduzir as desigualdades sociais na França. Para celebrar essa experiência, estreia nesta sexta-feira (21) uma exposição reunindo trabalhos de artistas e designers que, a convite do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, da Expressão Popular e de 25 editoras de todos os continentes, criaram capas para a edição especial do livro Paris “Commune 150”, a ser lançado no próprio dia 28.

Gratuita e virtual, a mostra pode ser visitada pelo site do Tricontinental a partir desta sexta-feira. A exposição incluirá trabalhos de 39 artistas de 15 países das Américas, Ásia, África, Magrebe e Região Árabe e Europa – representando a América Latina, há expositores do Brasil, da Venezuela, de Cuba, da Argentina e do México.

As obras trazem reflexões sobre a história e legado da Comuna de Paris e o que ela significa para as lutas dos povos de hoje, assim como os Comunardos que derrubaram o símbolo imperialista, a Coluna Vendôme, em 1871, e renomearam a praça para “Place Internationale”, esta exposição busca abordar a criação de novos símbolos.

Coordenadora do Departamento de Arte do Instituto Tricontinental, Tings Chak explica que o “Paris Commune 150” foi elaborado sob o conceito de solidariedade internacional e que a ideia era levar esse espírito para o projeto gráfico. “A gente queria coletivizar o processo e convidar mais perspectivas sobre o que é o legado da Comuna, que relevância ela ainda tem, como é imaginada hoje”, pontua.

Aliá, duas destas obras foram escolhidas para a capa e para a contracapa do livro Paris “Commune 150”, resultado de um trabalho conjunto entre editoras de 15 países, que será publicado em 18 idiomas. No Brasil, a obra foi disponibilizada pela Expressão Popular neste mês de maio, exclusivamente para assinantes do Clube do Livro, e estará disponível para download gratuito ou com contribuição voluntária a partir de 28 de maio no site da editora.

“Todo o processo de produção deste livro foi feito no melhor espírito internacionalista. A disposição e criatividade dos artistas que prontamente responderam à convocação do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social fortalece esse espírito e demonstra como as artes são um aspecto fundamental para a nova sociedade, sem classes, que precisamos construir. É uma síntese entre os aprendizados históricos com os desafios atuais que vivemos. Viva a Comuna!” – Miguel Yoshida, Coordenador da Editora Expressão Popular.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -