Apresentação de produções artísticas nas linguagens de Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Música e Teatro e lançamentos de PodCasts e publicações inéditas em e-book de pesquisas nos campos da Arte e da Cultura marcam a segunda semana de programação do Festival Arte Urgente, que inicia nesta segunda-feira (24) e segue até o dia 31 de maio. O evento marca o encerramento do Arte Urgente, projeto organizado pelo Instituto BR e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, que visa qualificar profissionais e incentivar produções artísticas no Ceará.

A programação começa com a Mostra Arte Urgente: Percursos Criativos, que acontecerá todos os dias do evento, em duas sessões, a primeira, às 21h no canal da Quitanda Soluções Criativas no Youtube e a segunda no dia seguinte, às 18h, nos canais dos equipamentos vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Nessa mostra, ocorrerão apresentações dos produtos de Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Música e Teatro desenvolvidos durante as formações da ação Ateliê de Criação. Após cada apresentação haverá um debate sobre a obra.

Nesta segunda-feira (24), às 21h, será apresentado “Alguém me Disse, Evaldo Gouveia”, um documentário-musical sobre a vida e a obra do cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia produzido durante a formação do Ateliê de Criação em Audiovisual. No dia seguinte (25), às 18h, ele será exibido no canal do Porto Dragão no Youtube.

Também na terça-feira (25), às 21h, será apresentado no canal da Quitanda Soluções Criativas no Youtube, o documentário Filhes De Ninguém resultado do Ateliê de Criação em Música. O documentário conta com imagens de bastidores das gravações do encontro entre o produtor musical Claudio Mendes e 12 jovens talentos de Fortaleza. O encontro resultou em um EP com 5 músicas, gravado no estúdio do produtor e em breve estará disponível em todas as plataformas digitais. O “Filhes de Ninguém” será exibido no dia seguinte, às 18h, no canal do Theatro José de Alencar (TJA) no Youtube.

“Cascalho” é o título do produto artístico produzido no Ateliê de Criação em Dança que será exibido nesta quarta-feira (26), às 21h, no canal do festival. É um filme de dança realizado com bailarinos da Escola de Dança de Paracuru, movimentando memórias, histórias e invenções, nesse lugar de águas e dunas. O documentário terá exibição também na quinta-feira (27), às 18h, no canal do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) no Youtube.

A obra do Ateliê de Criação em Circo “Luminância – um lapso para a lucidez” será exibido na quinta-feira, dia 27, às 21h, no canal do festival. O espetáculo foi inspirado na obra “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago. A produção será exibida também na sexta-feira (28), às 18h, no canal do Porto Dragão, no Youtube.

Resultado do Ateliê de Criação em Teatro, Cabras [experimento] será exibido na sexta-feira (28), às 21h, e no sábado (29), às 18h, em local a ser informado pelo festival através das redes sociais. O espetáculo foi inspirado no universo das masculinidades, de como se dão as construções das masculinidades e o que se compreende socialmente sobre o que é ser homem. Indicado para maiores de 18 anos, a peça contará com retirada de ingresso pela plataforma Sympla. O link será disponibilizado nas redes sociais do Arte Urgente.

Para encerrar a mostra, no sábado (29) será exibido às 21h, no canal do festival, o espetáculo do Ateliê de Criação em Cultura Popular “Sagração aos Encantados”. A peça foi concebida a partir dos relatos de vida e das experiências dos (as) Brincantes em seus respectivos grupos, criação atravessada por saberes interculturais do aprendizado mútuo e respeito pela diversidade. A peça contará com exibição também no domingo (30), às 18h, no canal do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura no Youtube.

Além disso, de quarta a sexta-feira (26, 27 e 28/5) ocorrerá o programa Mentorias Agência de Futuros: Aceleração de Negócios Criativos. Na ocasião, serão transmitidos conhecimentos sobre organização, planejamento e elaboração de negócios criativos e estratégias de captação de recursos, assessoramento jurídico e orientações para prestação de contas para negócios criativos e profissionais das macrorregiões do Sertão Central (26/05), Litoral Oeste/Vale do Curu (27/05) e Região Norte/ Ibiapaba (28/05).

Esse processo de mentoria será realizado no turno da manhã, das 9h às 12h, com os mentores da ação Agência de Futuros: Paulo Feitosa, Mardônio Barros, Nilde Ferreira e Ivina Passos. E no período da tarde, das 14h às 17h, com André Brayner e Veronica Maia. Para participar, é preciso efetuar inscrição no site do Arte Urgente, que encerra nesta segunda-feira, dia 24.

Durante o fim de semana, o festival Arte Urgente realizará o lançamento de produtos digitais. No sábado, dia 29, às 15h, será o lançamento nas plataformas de streaming, o PodCast Arte Urgente com produções realizadas nas ações Ateliês de Criação e Agência de Futuros. E no domingo, dia 30, será lançado no site do Arte Urgente, 20 pesquisas da ação Coleção de Saberes no formato de e-book com versão em audiodescrição. As pesquisas são com abordagem nas áreas de música, fotografia, cultura popular, produção cultural, políticas culturais e patrimônio cultural. Posteriormente, as publicações estarão disponíveis no site da Biblioteca Estadual do Ceará (Bece), de Fortaleza.

O festival Arte Urgente encerra na segunda-feira, dia 31, com um ciclo de mentoria da ação Agência de Futuros, para os projetos contemplados na chamada pública realizada no mês de fevereiro. A mentoria conta com ensinamentos sobre aceleração de negócios criativos, estratégias de captação de recursos e prospecção de parcerias.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here