- Publicidade -

“Luz no Brasil ” reabre Paço Imperial, com trajetória de Françoise Schein

Publicado em:

“Luz no Brasil” tem entrada franca.

“Luz no Brasil” reabre Paço Imperial, com trajetória de Françoise Schein. Aliás, a exposição foi criada a quatro mãos por Françoise e sua filha carioca Lohana. A história das duas se entrelaça com as ações artística-educacionais de Françoise no Brasil e ilustra um dos primeiros painéis da exposição, que conta a emocionante história da adoção de Lohana. Para a menina preservar os laços com sua família, Françoise passou a vir todos os anos ao Rio. Hoje, Lohana assina essa exposição como curadora.

Françoise fundou a Associação Inscrire Brasil, um braço da instituição criada anos antes e que tem como objetivo “Inscrever os Direitos Humanos nas Cidades do Mundo”. Na Inscrire Brasil, Françoise conta com uma equipe que acompanha todas as fases do projeto, formada por diversas profissionais, entre elas a arquiteta Rita Anderaos e a pedagoga Moema Quintanilha.

Aliás, os Direitos Humanos representam o fio condutor de toda a experiência de “Luz no Brasil”. Ela se inicia com um elogio à utopia, passa por uma série de demonstrações de que juntos podemos criar e amplificar a nossa voz por meio da arte e, por fim, pergunta “E agora?”. “Certamente, não há resposta certa ou errada para desafios complexos e Françoise sabe que tampouco existe apenas uma resposta. Por isso, o convite ao pensamento, o convite para que cada um perceba o que pode fazer para construirmos uma sociedade mais justa”, comenta Lohana Schein.

“Luz no Brasil” apresenta a trajetória de Françoise através de fotos, textos, desenhos originais, imagens de diversas obras públicas no Brasil e no mundo, vídeos, esboços e peças da coleção pessoal da artista. O maior destaque da exposição é a obra da Estação da Luz, em São Paulo, a primeira intervenção artística participativa e pedagógica sobre Direitos Humanos em uma estação de metrô no país, que demorou dez anos para ser concluída e inspirou o título da exposição.

Os 16 painéis da Luz contam também a história de São Paulo, através de desenhos figurativos criados pela artista e painéis sobre os Direitos Humanos pintados por três mil alunos das escolas da periferia da cidade. Para criar os painéis históricos, a artista concebeu um alfabeto de centenas de pequenos desenhos serigrafados que se repetem sobre eles.

Os projetos do Vidigal, o primeiro no Brasil; da Siqueira Campos, o mais conhecido no Rio, que apresenta um mapa de 200 m2 da região com letras dos Direitos Humanos e imagens da história da escravidão; a obra da estação de metrô da Galeria dos Estados, em Brasília, uma encomendada do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, um grande painel de 110m2 criado com a participação de mil jovens do Distrito Federal, nos quais grandes balões azuis e verdes anunciam questões da ecologia mundial; projetos em diversas cidades do mundo e mais de 20 instalações públicas participativas localizadas nas comunidades desfavorecidas da periferia do Rio, que fazem parte do projeto “Inscrever os Direitos Humanos em 1001 escolas”, revelam o caminho percorrido por Françoise e a Inscrire.

André Couto, Presidente da Associação Inscrire Brasil, destaca que “a exposição Luz no Brasil se apresenta como um duplo farol. Uma ponta ilumina o percurso percorrido pela artista Françoise Schein, desde trabalhos ao redor do mundo aos realizados no Brasil, e a outra ponta ilumina o futuro, um futuro em que a inscrição dos Direitos Humanos e a plena Democracia dependem da ação de todos nós”.

“O trabalho que estamos a fazer, lenta mas seguramente, nas escolas brasileiras e noutras partes do mundo, é o alfabeto das competências para a vida e deve ser a primeira coisa a ser ensinada aos milhares de milhões de jovens estudantes de todo o mundo. Então, não será ensiná-lo de uma forma lúdica, criando obras de arte para o prazer da beleza para todos e por todos, a melhor maneira de fazê-lo?”, questiona Françoise Schein.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -