- Publicidade -

‘MACACO – Relatório a uma academia’ faz temporada on-line

Publicado em:

‘MACACO – Relatório a uma academia’  é uma adaptação do diretor Beto Brown, a partir do conto de Franz Kafka, “Relatório a uma academia”, publicado em seu primeiro livro, em 1917, e interpretada pelo ator Eduardo Andrade. Solo com 50 minutos de duração foi gravado no Teatro Gláucio Gil e será apresentado de 12 a 16 de maio, pela plataforma FUNARJ EM CASA.

“Essa fábula genial e intrigante; publicada em 1917, é hoje revista e montada num cenário caótico e pandêmico, onde a sobrevivência está cada vez mais relacionada a nossa capacidade de adaptação aos novos tempos” explica Eduardo.

‘MACACO – Relatório a uma academia’ conta a história de um macaco que é capturado na África, no começo do século passado, e levado para Hamburgo, a fim de ser exibido num zoológico. Durante sua viagem, dentro de uma pequena jaula num navio a vapor, percebe que, pela primeira vez em sua vida, não tem saída e morrerá se não encontrar uma. Observando os marujos do navio consegue desenhar e construir uma virada que o transformará totalmente. Com muito esforço, consegue uma façanha de que não se tem notícia de outro caso parecido: chega à formação média de um europeu intelectual.

O diretor Beto Brown contextualiza, “Eu já trabalho com Dudu há 25 anos. Essa peça é então a comemoração bodas de prata da parceria que iniciamos no primeiro espetáculo dos Irmãos Brothers, que eu dirigi. Dudu foi um dos fundadores dos Brothers. Li o conto e resolvi conta-lo com minhas palavras, sem fugir da história original, que foi aos poucos se entranhando em mim e avançando sob meus dedos no teclado e revelando aspectos interessantíssimos e ultra atuais.”

“O macaco se viu sem saída e sem saber o que pensar, não pensou, não planejou. Apenas se acalmou o quanto pode e observou o máximo possível. E qual um sapien, sem saber, acumulou e organizou observações e pensamentos. Virou outra coisa jamais antes desejada ou sonhada por ele, que provavelmente nem sabia o que era sonhar. Mas ele foi além. Chegou onde precisava e até mais longe. Uma transição muito bem sucedida”.

“Assim como o projeto, que antes se tratava de uma montagem teatral, sofreu mudanças pela pandemia e passou a ser pensado como um produto audiovisual. Esse desafio mobilizou novas formas de pensar e de buscar saídas que mantivessem, nessa nova linguagem, a intensidade do texto presencial”, arremata Eduardo.

Serviço:
“MACACO – Relatório a uma academia”
Estreia dia 12 de maio (4a-feira) às 20h.
Mais quatro apresentações: dias 13, 14 e 15 de maio às 20h.
Dia 16 de maio domingo) às 19h.
Apresentações online (pagas) no Sympla na plataforma FUNARJ EM CASA
Ingresso solidário
Na semana seguinte na plataforma do ARTE5, apresentações gratuitas, uma delas dedicada a acessibilidade com intérprete de libras, debates e oficina.
Plataforma Arte5 – Gratuita – www.arte5.com.br
Apresentações: de 18 a 23 de maio

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -