- Publicidade -

Museu Histórico Nacional apresenta Plano Anual para o ano de 2021

Publicado em:

Fechado ao público há um ano por conta da pandemia em curso, o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, segue atuando em formato remoto e definiu seu Plano Anual para 2021, implementando um conjunto de ações que contemplam temas como preservação de acervo, exposição, publicações, seminário e outras novidades – a introdução do uso de tecnologia QR code em alguns espaços expositivos é uma delas.

Com abertura prevista para o mês de outubro, a exposição “Terra à vista e pé na Lua” marca o início das comemorações dos 100 anos do Museu Histórico Nacional, a ser celebrado no próximo ano, propondo uma aventura humana rumo ao desconhecido, tendo como vértice o olhar visionário do artista Ziraldo – que completará 90 anos em outubro de 2022.

Já as ações de preservação do acervo abrangem três áreas do MHN e englobam contemplam conservação e captação de imagens de peças etnográficas da coleção de indumentária Sophia Jobim (Reserva Técnica); material de consumo para acondicionamento de acervo museológico (Numismática) e ainda tratamento e digitalização de coleção de fotografias do século XIX (Arquivo Histórico).

A sonorização da exposição “Do móvel ao automóvel”, o lançamento de um livro sobre o Pátio dos Canhões, além dos códigos de ética do MHN e AAMHN fazem também parte do Plano Anual 2021. Devido à pandemia, as ações presenciais previstas poderão ser revistas de acordo com os protocolos de segurança do museu.

“Mesmo considerando as dificuldades relacionadas com a pandemia que seguimos enfrentando, o MHN tem buscado desenvolver projetos que valorizem, ainda mais, o seu acervo, ao atender públicos tão diversos”, explica Vânia Bonellli, Diretora Interina.

“Para o Instituto Cultural Vale, a salvaguarda de bens materiais e imateriais é a base para o reconhecimento de nossas identidades enquanto brasileiros e um caminho para ampliar a nossa visão de mundo. O Museu Histórico Nacional é um dos mais importantes museus do Brasil e, apesar das restrições da pandemia, cuida de seu precioso acervo e se moderniza para começar um novo capítulo em sua história”, afirma Christiana Saldanha, Gerente do Instituto Cultural Vale.

AÇÕES PREVISTAS

Preservação de acervo cultural

Arquivo Histórico
O tratamento e digitalização de fotografias do século XIX, sob guarda do Arquivo Histórico do MHN, serão realizados para protegê-las da manipulação excessiva e ampliar seu acesso digital. Este conjunto, composto por 82 fotografias, conta com daguerreótipos, ambrótipos, ferrótipos, fotografias sobre metal, vidro e porcelana, além de estereoscopias. As peças possuem grande relevância histórica pois algumas, a exemplo dos daguerreótipos, são exemplares dos primeiros processos fotográficos de que se tem notícia. Ainda neste conjunto, encontram-se fotografias do século XX – as estereoscopias –, que documentam mais uma etapa desta grande invenção que foi a fotografia. Os documentos foram tratados pela última vez na década de 1980.

Numismática

As ações para aquisição de material de consumo e permanente aprimoram a qualidade das atividades de acondicionamento do acervo museológico do MHN. Neste primeiro momento, o acervo beneficiado será o de Numismática, onde estão preservados itens como moedas, medalhas, condecorações e valores impressos. Com mais de 150 mil itens, a coleção é considerada uma das mais relevantes da América do Sul.

Reserva Técnica

A conservação e captação de imagens de peças etnográficas da coleção de indumentária Sophia Jobim, sob guarda da Reserva Técnica do MHN, é um dos destaques do Plano Anual 2021. A conservação de têxteis envolve uma série de ações que visam aumentar a resistência aos agentes físicos, químicos e biológicos que agem continuamente sobre as peças. Sophia Jobim (1904-1968) foi professora, figurinista, museóloga, indumentarista e colecionadora. Após sua morte, a família doou ao Museu Histórico Nacional todo o seu legado, adquirido ao longo de 30 anos, formando então a coleção composta por peças de indumentária, desenhos, fotografias, livros, manuscritos e impressos.

Livro bilíngue “Pátio Epitácio Pessoa: entre pedras, canhões e arcadas”
O Pátio Epitácio Pessoa, mais conhecido como Pátio dos Canhões, é um importante espaço do Museu Histórico Nacional para se pensar sobre a instituição, marcada por diferentes práticas patrimoniais e discursos sobre o passado. O livro, com linguagem acessível e ricamente ilustrado, é destinado ao público em geral e poderá também ser utilizado no meio acadêmico, por conter informações acuradas sobre a história e os itens museológicos presentes no Pátio dos Canhões. Com tiragem de dois mil exemplares, além de versão digital, o livro ganhará ainda uma versão acessível em áudio, além de disponibilizar via tecnologia QR code informações sobre os elementos em exposição no pátio.

Exposição “Terra à vista e pé na Lua”
Exposição comemorativa do centenário do Museu Histórico Nacional, “Terra à vista e pé na Lua” tem como foco principal a aventura humana rumo ao desconhecido. Pelo olhar visionário de Ziraldo – artista atemporal cuja produção se faz presente no imaginário de brasileiros e brasileiras de todas as idades – o visitante “navegará”, passando por obras do acervo do artista que se unem conceitualmente às coleções do museu. Com códigos QR espalhados pela cenografia, a trajetória de Ziraldo, seus livros, seus personagens ou mesmo seus objetos de trabalho contarão, de forma lúdica, a história de um Brasil construído diariamente por todos nós.
Sonorização da exposição “Do móvel ao automóvel”

A ação de sonorização da exposição de longa duração “Do móvel ao automóvel” busca, através dos recursos de áudio, complementar e harmonizar o ambiente expositivo com uma trilha musical da época, proposta por uma curadoria especializada. “Do móvel ao automóvel” é uma exposição composta por meios de transporte terrestres, de tração humana e animal, que deram origem a uma das mais importantes coleções do gênero no Brasil.
A coleção é formada por veículos “particulares”, utilizados no transporte de pessoas, principalmente na cidade do Rio de Janeiro. Em 1925, integrou-se ao acervo do MHN um dos primeiros automóveis a circularem na primeira década do século XX, também na então capital da República.

Seminário Internacional do MHN

O seminário, que acontece há cerca de 20 anos para comemorar o aniversário do museu, seguirá dentro da temática Museus, Memória e Patrimônio e está programado para acontecer em formato virtual, aos moldes do ano passado, no perfil do MHN na plataforma YouTube.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -