- Publicidade -

“O Rio Antigo de Juan Gutierrez” no CasaShopping

Publicado em:

UIA2021RIO EXPO lança exposição com a curadoria do Instituto Rio Antigo.

A UIA2021RIO EXPO lança no dia 27 de maio, em sua loja conceito no CasaShopping, a exposição “O Rio Antigo de Juan Gutierrez – Registros da Arquitetura da Cidade no Séc. XIX”.

“O Rio Antigo de Juan Gutierrez” apresenta vinte imagens, escolhidas com a curadoria de Daniel Sampaio, do Instituto Rio Antigo, e disponibilizadas pelo Museu Histórico Nacional.

Juan Gutierrez de Padilha é um fotógrafo caribenho com um papel singular na história da fotografia brasileira do século XIX. Naturalizado em 1893, é autor de célebres imagens das tropas durante a Revolta da Armada. Em 1897, se dirigiu ao sertão baiano para documentar a guerra de Canudos, onde faleceu. Além das fotos de conflitos, Gutierrez produziu muitos registros da cidade do Rio de sua época.

“Juan Gutierrez, apesar de ter sido um excelente fotógrafo, não é muito conhecido do grande público. Suas fotografias da década de 1890 apresentam a cidade antes da reforma de Pereira Passos de modo que podemos visualizá-la de longe e também apreciar os pormenores de algumas construções, além de seus habitantes. Se Gutierrez não tivesse falecido precocemente, seria tão conhecido e admirado como Marc Ferrez e Augusto Malta. Mas ainda está em tempo de fazer justiça ao seu legado”, Maria Isabel Lenzi, historiadora e pesquisadora do Arquivo Histórico do Museu Histórico Nacional.

O Instituto Rio Antigo é conhecido por seu perfil no Instagram, que impacta mais de 165 mil pessoas, com conteúdo editorial original inspirado na iconografia do Rio de Janeiro que está sob os cuidados de instituições de memória, acervos públicos e privados, e também com a ajuda dos seguidores.

“Escolhi imagens que mostram a arquitetura e cotidiano de um Rio de Janeiro para nós quase irreconhecível – uma cidade construída que se perdeu no tempo. No final do século XIX, éramos uma cidade ainda de feições coloniais. Um Rio que em pouco tempo se transformaria profundamente”, aponta Daniel Sampaio, advogado e memorialista, fundador e presidente do Instituto Rio Antigo.

O lançamento da exposição será um evento fechado com ingressos gratuitos, porém limitados, que podem ser adquiridos na plataforma do Sympla (link nas redes sociais da UIA2021RIO EXPO), tudo seguindo os protocolos de prevenção.

A inauguração também terá uma mini palestra com Daniel Sampaio e Carlos Fernando Andrade, doutor em arquitetura e urbanismo, ex-superintendente do Iphan-RJ, mediada por André Grimião, jornalista. Já o grande público poderá conferir as imagens, até o dia 17/06, sem a necessidade de ingressos, de segunda a sexta, das 11h às 19h.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -