- Publicidade -

Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro celebra 90 anos

Publicado em:

Foto: Lipe Portinho

No mês em que a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro completa 90 anos, serão apresentados três Concertos inéditos, a partir de 07 de maio, de forma on-line e gratuita.

Enquanto não abre as portas para o público, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, através do patrocínio Instituto Cultural Vale e Petrobras, lança a “Temporada 2021 Abertura On-Line”, uma programação especial da Orquestra Sinfônica que no mês de maio completa 90 anos de Fundação. Serão três concertos inéditos, dois gravados no palco principal do Theatro e um no foyer, seguindo todos os protocolos de segurança de proteção à Covid-19.

As apresentações acontecerão nas sextas-feiras, sempre às 18h, no Canal do YouTube do Theatro Municipal. Na estreia, em 07 de maio, o Concerto de Abertura será com a Orquestra de Cordas, sob a regência de Priscila Bomfim, com obras de Handel, Warlock e Elgar. No dia 14, será a vez do Concerto Série Mozart, com obras do compositor austríaco e de Boccherini, e em 21 de maio, a abertura da temporada apresenta ainda o Concerto Quinteto de Metais, com músicas de Giovanni Gabrieli, Johann Sebastian Bach, Victor Ewald, Henrique Alves de Mesquita e Ernesto Nazareth.

O naipe de cordas da Orquestra Sinfônica abre esta temporada, interpretando o Concerto Grosso opus 6 n.5, de Handel, compositor conhecido pelo famoso “Aleluia”, do oratório Messias. De ritmo imponente e repleto de ornamentos, este concerto é um dos mais festivos de uma série de 12 grandes concertos, e representa muito bem o período barroco, com ritmos dançantes e a diversidade sonora de diferentes estilos europeus.

O segundo número nos remete à dança: desta vez uma releitura feita pelo compositor Peter Warlock, de 1926, baseada em um manual de danças renascentistas. A Suite Capriol é uma das obras mais populares dentro do repertório orquestral, e explora a característica de seis diferentes danças do período renascentista.

Para fechar o primeiro concerto, será apresentada a Serenata para cordas em mi menor, opus 20, de Edward Elgar, uma obra que ele mesmo estreou com a Classe Orquestral Feminina de Worcester, Inglaterra, em 1892. Elgar referia-se a esta Serenata como sendo uma das músicas que mais lhe deu satisfação e, de fato, tem sido uma das obras mais executadas por Orquestras de Cordas em todo o mundo. Em especial, o belíssimo movimento central, Larghetto, demonstra a maturidade alcançada pelo compositor. A regência deste Concerto é de Priscila Bomfim. A curadoria da abertura da temporada é do maestro titular e diretor artístico do Theatro Municipal RJ, Ira Levin.
Concerto Série Mozart: Orquestra de Cordas

Os músicos de Cordas da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro vão apresentar um dos maiores nomes da música erudita da história: o compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. Outro destaque neste Concerto é Minuetto e Trio de Luigi Rodolfo Boccherini, compositor italiano do período clássico que se destacou também como violoncelista. Boccherini, escreveu um grande número de músicas de câmara, incluindo mais de cem quintetos de cordas para dois violinos, viola e dois violoncelos.
Concerto Quinteto de Metais

O Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, formado por Jessé Sadoc e Wellington Moura no Trompete, Philip Doyle na Trompa, Gilmar Ferreira no Trombone tenor e Leandro Dantas no Trombone baixo é a atração do dia 21 de maio, às 18h, no Canal do Youtube oficial do TMRJ. O gênio da música, Johann Sebastian Bach será homenageado com Fuga em Sol Menor. Haverá também outros compositores como Giovanni Gabrieli, Victor Ewald, e os cariocas Henrique Alves Mesquita e Ernesto Nazareth. A apresentação terá, como homenageados, os trompistas e professores Antonio Augusto e Daniel Havens, recentemente falecidos e que por longos anos foram atuantes no cenário musical.

SERVIÇO:
Temporada 2021 Abertura On-Line
Estreia: 07 de maio
Canal do YouTube – 18h – gratuito
Facebook – 18h
Instagram – 18h

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -