O Rio Coffee Nation 2021 acontecerá entre os dias 23 e 24 de outubro, com edição presencial no Rio de Janeiro, na Casa França Brasil, e plataforma digital.   O evento é exclusivamente dedicado ao segmento de cafés especiais e cafés orgânicos. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e entre as metas do Rio Coffee Nation está estimular a profissionalização e a cultura deste mercado.

Reforçando a posição e reconhecimento dos cafés brasileiros no mundo, o Collectif Café, considerada a principal federação profissional francesa representando todo o setor cafeeiro no país, do grão à xicara, escolheu o café brasileiro como tema principal de seus eventos durante o mês de maio.

A segunda edição da Rio Coffee Nation vai receber o lançamento de uma nova criação da cervejaria Matisse inspirada no capuccino, a cerveja D’Aviano. O nome é uma homenagem ao monge capuchinho italiano Fra’ Marco D’Aviano que, por volta do século XVI, era um dos muitos que resistia a invasão Islâmica na Europa e, segundo a lenda, em uma destas batalhas, após ser derrotado pelo exército italiano, os invasores em sua rápida fuga deixaram para trás diversas sacas de café. O grão não era o preferido dos italianos por seu amargor excessivo, então decidiram misturar com leite e mel, surgindo assim o cappuccino.

Aliás, as ações são realizadas em formato digital, no perfil do Instagram do @collectif_cafe. No dia 20 de maio, 13h, a programação traz a brasileira Daniela Capuano, única mulher a receber o título de Meilleur Ouvrier de France (2019), na categoria Torrefador. A última agenda será no dia 27 de maio, com o chef Frederic Monnier, reconhecido pela criação de sobremesas e pelo trabalho de divulgação de uma cozinha responsável e sustentável.

A programação do Rio Coffee Nation vai reunir consumidores, produtores, profissionais e empresas do setor. Já está confirmada a visitação de compradores internacionais e uma rodada de negócios, exclusiva para profissionais e empresa em atuação no setor.

Em paralelo, acontecerão workshops com especialistas nacionais e internacionais sobre produção, importação e exportação, torrefação, métodos de extração dos grãos (soft, expresso, filtração), diferentes formatos de preparo de café, sustentabilidade, café na gastronomia, turismo entre outros.

A agenda do Rio Coffee Nation também inclui degustação e harmonização de cafés especiais, apresentações de baristas, lançamentos de produtos. Durante o evento, os visitantes poderão adquirir cafés especiais dos produtores, máquinas, xícaras de design e outros acessórios.

A parceria realizada desde a primeira edição com o Paris Coffee Show, considerado o maior evento de café da França, com 35 anos de existência, tem continuidade. Durante o evento, que acontece em Paris entre 11 e 13 de setembro, o Rio Coffee Nation terá um espaço para a apresentação dos cafés especiais brasileiros. Dentro do stand, também estará presente o ganhador do “Melhor Café torrado e moído para Espresso” do Rio Coffee Nation 2020, o café da Fazenda M.N, localizada no noroeste do estado do Rio de Janeiro.

“Quando criamos o Rio Coffee Nation, nosso foco estava em atuar para solidificar a forte reputação desse produto nacional no mercado global, muito com foco em expandir mercado e ver oportunidades de negócios e exportação. Porém, quando fomos definir a agenda e os temas a serem discutidos, visualizamos que ainda temos também um potencial mercado local para crescimento e para aprimorar o paladar já exigente para a qualidade dos cafés especiais”, indica Martina d’Avila, idealizadora do evento e proprietária da SonImage, que assina a produção.

A Rio Coffee Nation 2021 terá, além da rodada de negócios, agenda de palestras, estandes de empresas participantes de toda a cadeia do segmento, agenda de workshops e palestras, degustações, lançamentos de produtos e o concurso para eleger o melhor café torrado e moído para espresso, com a chancela da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

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