- Publicidade -

Samba de Santo – Resistência Afro-baiana estreia na Globoplay

Publicado em:

 Lançado em novembro de 2020, na 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o longa-metragem Samba de Santo – Resistência Afro-baiana chega agora ao streaming, com estreia marcada para o dia 7 de maio, na Globoplay. Primeiro longa-metragem dirigido pelo músico e produtor Betão Aguiar, o filme, registrado em fevereiro de 2020, acompanha os bastidores de alguns dos tradicionais terreiros de candomblé de Salvador, que deram origem a três dos principais blocos afros da cidade: Bankoma, Cortejo Afro e Ilê Aiyê.

“A ideia inicial era percorrer o circuito dos festivais e mostras de cinema. Mas com a pandemia, o cancelamento de muitos desses eventos e a vontade imensa de levar essa história para o público, chegamos ao streaming. Sem celebrarmos o Carnaval este ano, correndo o risco de no próximo ano também, a preocupação em torno dessas comunidades que vivem para esta festa é enorme. Que possamos ao menos relembrar e levar um pouco dessa alegria e beleza às pessoas”, comenta Betão.

Samba de Santo – Resistência Afro-baiana foi o primeiro filme nacional exibido na última Mostra a ter seus ingressos esgotados, e teve uma importante repercussão entre público e crítica especializada. O filme faz parte do acervo Mestres Navegantes, projeto que Betão Aguiar iniciou há dez anos ao pesquisar e registrar a cultura popular brasileira pelo viés da música, com seis edições lançadas. A mais recente, dedicada à Bahia, traz discos de Capoeira, Chegança e Candomblé, além de curtas-metragens com Bule-Bule, Dona Cadu e As Cheganças Femininas. “Celebramos uma década de Mestres Navegantes levando os mestres de São Luís do Paraitinga, Cariri, Pará e Bahia, essa importante documentação musical e audiovisual, às plataformas de streaming”, diz Betão.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -