- Publicidade -

“Seu Miguel, Seu Miguel” faz temporada on-line no YouTube

Publicado em:

Foto: Heitor Muniz

Atores, bonecos, máscaras, luzes e sombras. É no diálogo entre esses diversos elementos que nasce “Seu Miguel, Seu Miguel”, nova montagem infanto-juvenil da premiada companhia carioca “Depois do Ensaio”, que estreia temporada on-line, dia 6 de maio, às 18h, seguido de bate-papo ao vivo com diretor e parte da equipe, às 19h. Com roteiro original de Thales Sauvo e direção de Marcio Nascimento, a peça (uma coprodução com o Paideia Artes), faz oito apresentações gratuitas em maio (6, 7, 8, 9, 13, 14, 15 e 16).

Em cena, os atores Gaia Patrícia, Fabrício Neri, Tammy Caroline e Thales Sauvo se revezam para dar vida a história de amizade entre a menina Nina e o artesão seu Miguel, que acontece inesperadamente dentro de sua pequena loja de brinquedos.

Baseada na linguagem do Teatro de Formas Animadas, o espetáculo procura resgatar a sensibilidade dos processos artesanais muitas vezes perdida para a tecnologia e, com isso, incentivar o diálogo entre pais e filhos sobre a importância de olhar para o próximo.

Aliás, o projeto, que já vem sendo pensado desde 2019, marca a primeira parceria do grupo “Depois do Ensaio” com Marcio Nascimento que, além de diretor, é ator das premiadas companhias “Cia Pequod de Teatro de Animação” e “Artesanal Cia de Teatro”. “Desde que comecei a idealizar o projeto, já tínhamos o Marcio como diretor. Somos um grupo voltado para o trabalho do ator e, por ele também ser um artista bonequeiro, achamos que seria a pessoa perfeita para dar o tom que queríamos a essa montagem de poucas palavras, mas repleta de diálogos corporais e poéticos”, explica Thales.

Utilizando-se de máscaras, marionetes e um jogo especial de luzes e sombras, a peça conta a história do encontro entre Nina e Seu Miguel, um artesão, dono de uma antiga loja de brinquedos, que não consegue mais vender suas criações e vive dentro de seu próprio mundo. Um dia, ele recebe a visita inesperada de Nina, uma menina sorridente que está perdida de sua família e se abriga em sua loja encantada por sua vitrine. A partir daí, uma bonita relação começa a ser criada entre os dois. Enquanto Nina vai se apaixonando pelo ofício de Seu Miguel, ele, por sua vez, precisa enfrentar seus medos para ajudar a menina a encontrar seus responsáveis. “Seu Miguel é um personagem que representa a solidão, sentimento presente na vida de muitas pessoas, influenciadas pela falta de relações reais. A peça fala do cuidar do outro e principalmente de nós mesmos, abordando assuntos como amizade, companheirismo, amor e humanidade”, explica Thales.

 As canções e composições criadas para o espetáculo ajudam a dar o tom de fantasia e carinho na relação de amizade entre Seu Miguel e Nina. Ambos passam jornadas internas ao se encontrarem e são coloridos por uma trilha minimalista, que aponta o traço das palavras não ditas.

Como se trata de um espetáculo online, a filmagem também foi pensada como uma linguagem própria para cativar a atenção do espectador. Serão usadas três câmeras com planos diferentes. “Nossa ideia é assumir mesmo áudio visual. Criar detalhes e movimentações de câmeras que enfatize a dramaticidade de cada cena”, explica Rodrigo Pinho, responsável pela gravação do espetáculo, que será feita no palco do Teatro Sesi, de Jacarepaguá, sem a presença de público.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -