Nesta quarta-feira (26/05), o Sesc Pompeia recebe o espetáculo “As Palavras Gestuais”, com texto, direção e interpretação de Denise Stoklos. Formado pela leitura de trechos de peças de autoria de Denise e situado em um ambiente com apenas uma mesa e uma cadeira, o monólogo tem como proposta revelar como a linha específica do repertório do “Teatro Essencial” – método construído pela própria artista – encontra na palavra um lugar potencialmente criativo de imagens. Em ordem cronológica de criação, os textos pertencem ao repertório de espetáculos solos de Denise.

A ideia é usar no palco apenas o que for essencial. Assim, não conta com cenário, iluminação, figurino e outros componentes, mas vale-se de tudo o que for do “ator”, como personalidade de corpo e voz. Após a apresentação, Denise Stoklos participa de um bate-papo e responde perguntas do público enviadas pelo chat do Youtube. Classificação indicativa: 14 anos.

No domingo (30/05), o Quatroloscinco – Teatro do Comum apresenta direto do Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte (MG), o espetáculo “Tragédia”, com dramaturgia de Assis Benevenuto e Marcos Coletta e direção de Ricardo Alves Jr. – premiado cineasta brasileiro, que investiga a aproximação entre teatro e cinema.

Adaptação do sétimo espetáculo do repertório do grupo, de 2019, a obra mergulha nas tragédias grega – em especial na figura mitológica de Antígona, filha de Édipo, condenada a ser enterrada viva por decidir enterrar o corpo do seu irmão assassinado, desobedecendo as ordens do seu tio e rei Creonte – e traz uma leitura contemporânea das questões abordadas, as relacionando com nosso contexto atual, em especial no Brasil: os jogos de poder, a imparcialidade da justiça e o apagamento da memória. Com Assis Benevenuto, Ítalo Laureano, Marcos Coletta e Michele Bernardino. Após a apresentação, os atores participam de um bate-papo com mediação da pesquisadora, professora, crítica teatral e jornalista Julia Guimarães. Classificação indicativa: 14 anos.

As apresentações seguem às quartas-feiras e aos domingos, sempre às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here