As pesquisas geométricas associadas ao rigor matemático e à complexidade das formas interceptadas pelas alusões inconscientes e existenciais, pautam e orientam parte significativa das abstrações geométricas de Luiz Antonio Caligiuri, também conhecido como CALLI.

A exposição ‘PARÁBOLAS VISUAIS’, com curadoria de Patricia Toscano, fica em exibição até 4 de julho de 2021, no Centro Cultural Correios RJ. A mostra agora expande e lança a sua versão digital acessível também em realidade virtual VR, proporcionando uma experiência imersiva da exposição ao público através dos smartphones, tablets, computadores ou smarttv.

Nessa mostra híbrida com versão física e agora digital, o artista apresenta um corpo de trabalho dividido em duas séries de momentos distintos que dialogam nas confluências de sua trajetória artística. A primeira série ‘Símbolos inconscientes e influências’, criada no seu ateliê no Rio durante o período pandêmico, em 2019, reúne pinturas e desenhos de grandes e médios formatos na primeira sala. A segunda série, ‘Vivências’, criada em 2012, ocupa a segunda sala com pinturas de grandes formatos.

Os trabalhos desdobram as principais características de sua prática, entrelaçando formas, materiais e procedimentos, capazes de sintetizar e conectar sua abordagem formal com um discurso humano engajado com a atualidade. Em uma amálgama de organização e caos, sem que o resultado se torne incompreensível, suas pinturas e desenhos expressam o voo do pensamento simbólico, ordenado e ao mesmo tempo assimétrico em construções imagéticas singulares.

Com riqueza de detalhes, parábolas visuais e configurações simbólicas que traduzem experiências humanas, surgem em meio à abstração geométrica. Convidativas metáforas que transitam nesse espaço-tempo arrematam nossa visão existencial, enquanto signos de vivências e desejos instigam o público a imergir nestes cenários interpretativos ressignificados.

Serviço
“PARÁBOLAS VISUAIS”
Período: 19/05 a 04/07/2021
Horário: De terça a sábado, de 12:00 – 19:00, seguindo todos os protocolos de higienização, segurança e prevenção do COVID19.
Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here