Foto: Mario Grisolli.

Após mais de um ano fechada, a Casa Museu Eva Klabin, na Lagoa, reabre ao público no próximo domingo, dia 27 de junho, seguindo todos os protocolos de segurança determinados pela Prefeitura do Rio e com um presente para os cariocas.

O projeto Respiração Fachada #1 apresenta uma instalação inédita do artista plástico Hilton Berredo denominada Grafites Orgânicos. A visita à casa e a exposição da instalação acontece até o dia 09 de janeiro de 2021 mediante o agendamento das visitas, de 5ª a domingo, pelo site. Aliás, o espaço reabre também o seu Jardim revitalizado, após a conclusão de obras realizadas na parte externa da casa para favorecer a acessibilidade, a todo o primeiro andar, com rampas e banheiros.

O Respiração Fachada é o novo projeto de arte contemporânea da Casa Museu Eva Klabin e, assim como o Projeto Respiração, realizado desde 2004, se propõe a trazer manifestações contemporâneas para um museu de arte clássica.

“A obra de Hilton Berredo é um entrecruzamento de linhas de força. Combina um procedimento matematicamente rigoroso de corte serial das placas de borracha que, quando penduradas, adquirem multiplicidade de formas tridimensionais determinadas pelo acaso. Podemos vislumbrar nelas, a um só tempo, tanto a pintura quanto a escultura, o rigor da construção, a intensidade do barroco e a imaginação surrealista. É um artista poderoso pela múltipla síntese que consegue estabelecer entre as principais questões da arte moderna e da arte contemporânea, como a pintura dos anos 80 e a tradição da ruptura pós-neoconcreta. Certamente, o resultado das formas inusitadas de seus Grafites Orgânicos, no Respiração Fachada, surpreenderá pela força de sua imaginação inventiva”, explica Marcio Doctors, curador da Casa Museu Eva Klabin.

“A borracha é um material maleável em todos os sentidos e por conta dessa característica eu consigo construir formas tridimensionais através da manipulação, do contato dela com o meu corpo, durante a criação. É uma relação quase simbiótica e muito importante, sem a qual não existiria a obra. Me inspirei na própria Casa Museu Eva Klabin em relação à Lagoa, em como fazer um trabalho que pudesse ser um marco festivo para essa localização da cidade. E também no vento, que foi meu maior aliado para a concepção desse projeto, que ressalta as linhas da casa com um movimento orgânico”, conta Hilton, que entre o planejamento e a execução do projeto levou 5 meses.

Ainda em comemoração à reabertura, a Casa Museu Eva Klabin realizará, entre junho e agosto de 2021, o Encontro Rio, a Reinvenção da Paisagem, que se propõe a criar uma reflexão sobre as transformações urbanísticas, culturais e paisagísticas da cidade do Rio de Janeiro, do final do século XIX às primeiras décadas do século XXI. O evento faz parte do calendário de atividades da programação do UIA 2021 RIO, maior e mais importante fórum internacional de arquitetura, e conta com idealização e organização de Marcio Doctors e do Arquiteto Urbanista Augusto Ivan Freitas Pinheiro. A estreia será no dia 29 de junho, às 19h, com Ruy Castro como convidado especial e a presença do Ex-Prefeito do Rio de Janeiro, Israel Klabin, Maria Silvia Bastos e Sergio Magalhães, Presidente do Comitê Executivo do UIA 2021 Rio. A transmissão será através do Canal Eva Klabin no YouTube www.youtube.com/canalevaklabin .

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here